Como utilizar o cloreto de polivinilaO cloreto de polivinila, também conhecido como policloreto de vinila, policloreto de polivinila, PVC ou vinil , é um plástico barato tão versátil que tornou-se completamente difundido na sociedade moderna. A lista de produtos feitos de cloreto de polivinila é exaustiva, e incluem desde tubulação para drenagem de água potável, garrafas de água, películas aderentes, cartões de crédito, até brinquedos. Este tipo de suprimento também é usado na produção de janelas, calhas de chuva, painéis de parede, portas, papéis de parede, pisos, móveis de jardim, pastas e até canetas. Mesmo a imitação de couro é um produto à base de cloreto de polivinila, ou PVC.

Em 1913, o cloreto de polivinila foi o primeiro produto sintético já patenteado. No entanto, sua diversidade e onipresença estão atualmente em questão, como se trata de uma indústria de fabricação de um produto altamente tóxico e que potencialmente continua sendo uma ameaça ambiental em todo o ciclo de vida do produto. Além do processamento de produtos químicos tóxicos necessários para fazer o PVC, pesquisas indicam uma tendência de alguns produtos de PVC se tornarem suprimentos químicos nocivos, com uma possível relação com riscos para a saúde e com a contaminação ambiental.

Além disso, o policloreto de vinila não é biodegradável, um fato que os fabricantes promovem como uma vantagem, enquanto ambientalistas contabilizam isto como mais um dos muitos dos inconvenientes do componente. Eles apontam para os montantes cada vez maiores de produtos descartados feitos de PVC, considerando que os aterros sanitários estão diminuindo e que, em longo prazo, não biodegradabilidade poderia levar à contaminação das águas subterrâneas. O policloreto de polivinila não deve ser queimado, pois isto libera gases nocivos e a reciclagem se torna mais difícil, devido aos diversos aditivos usados em vários produtos.

cloreto de polivinilaUm dos subprodutos do processo de fabricação do policloreto de vinil são os organoclorados. Embora o cloro seja encontrado naturalmente no ambiente em minerais como o sal, este tipo de cloro é diferente. Altamente reativo, o seu efeito na forma concentrada pode ser muito destrutivo, como visto em outras indústrias. Algumas formas familiares de organoclorados incluem os bifenilos policlorados (PCB), proibidos na década de 1970; halogênios e CFC, responsável pela destruição do ozônio, além do DDT.

Embora os produtos de cloreto de polivinila tenham sido usados sem problemas aparentes para a saúde humana durante muitos anos, a preocupação é que a crescente quantidade de lixo tóxico criada pelo processo, somado ao fato de o PVC não ser biodegradável, eventual e inevitavelmente levaria a problemas que poderiam ser catastróficos. A tendência conservadora está na direção de meio ambiente, alternativas biodegradáveis. Entre outros, estes incluem madeira, papel, cobre, aço e barro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais