como monitorar o comércio internacionalO comércio internacional é um segmento crescente da economia global, conforme aumentam os investimentos em mercados estrangeiros. É importante para indivíduos e empresas monitorar as informações comerciais internacionais regularmente para proteger as práticas comerciais atuais e planejar investimentos futuros.

Aqui estão algumas dicas para manter-se sempre conectado às notícias e estudos sobre o comércio internacional.

  1. Visite sites de comércio internacional (de preferência, aqueles que são específicos para seus produtos) para monitorar as informações de comércio internacional de forma diária.
  2. Assine newsletters e jornais de renome que lidem com questões financeiras. Muitas das principais publicações financeiras possuem seções dedicadas ao comércio internacional. Jornais e sites de veículos impressos, como Valor Econômico, são fontes de informações comerciais e trazem informações confiáveis.
  3. Faça um estudo dos mercados emergentes e os que mais interessam à sua empresa em todo o mundo. Para uma carteira diversificada de clientes, que realmente pode proporcionar retornos sólidos em longo prazo, é provável que você precise de um investimento em mercados globais que não são tão suscetíveis a flutuações de economia.
  4. Monitores informações de comércio internacional a partir de uma perspectiva global e não apenas nacional. Consulte regularmente publicações produzidas em outros países, a fim de obter uma impressão do comércio mundial como um todo.
  5. Assine uma revista – nacional ou internacional - que tenha informações precisas e perspicazes do comércio internacional. Publicações como o The Economist podem ser um bom recurso para atualizações regulares. Órgãos como o FMI fornecem documentos trimestrais disponíveis para assinantes.
  6. Acompanhe os órgãos oficiais brasileiros e internacionais de comércio internacional. A maioria disponibiliza notícias e serviços sobre o assunto em seus websites. 
  7. Encontre uma fonte de informação alternativa do comércio internacional que dê uma perspectiva diferente. Publicações de comércio internacional normalmente são bastante conservadoras, e uma perspectiva alternativa pode ajudar você a ganhar uma perspectiva mais equilibrada sobre as tendências e perspectivas em todo o mundo.
  8. Estude as estatísticas do comércio e as informações de pesquisa de mercado a respeito da economia global
  9. Assista canais de televisão especializados em economia e em comércio global

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional