Tipos de selantes à prova d’águaO produto selante é frequentemente usado em projetos de construção civil e no ambiente doméstico, com a finalidade de proteger as superfícies de madeira, de concreto ou metálicas. Se o objetivo é principalmente evitar os danos causados pela água, um selante à prova d'água é uma opção de suprimento eficaz e que pode ser aplicado normalmente. Existem vários tipos de selantes à prova d’água que são produzidos de substâncias diferentes, e a maioria tem características que protegem a superfície de alguns materiais de modo particular. Os tipos principais incluem os selantes de silicone, selantes de poliuretano e os selantes betuminosos, podendo variar em termos de tonalidade.

Um dos tipos mais comuns de selante à prova d'água é à base de silicone. Este selante de silicone é especial e não deixa que a umidade ou a água danifiquem o metal, causando corrosão e ferrugem. Além disso, também protegem as superfícies, mantendo a integridade do metal mesmo quando exposto a temperaturas extremas e aos raios ultravioleta (UV). Existem diferentes tipos de selante de silicone à prova d'água, alguns deles podem proteger contra mofo ou ser aplicados em materiais naturais como o mármore ou pedra sem coloração. Em geral, o selante industrial de silicone não pode receber adição de pigmentos, apesar de existirem alguns silicones especiais misturados com outras substâncias apenas para essa finalidade.

Selante de poliuretano, por outro lado, pode ser facilmente misturado com substâncias de coloração. Isso é útil quando se trata de aplicar o selante à prova d'água também com o objetivo de decoração. Este produto não é facilmente danificado por abrasão, o que significa que é usado, na maioria das vezes, em pisos e carros. As desvantagens deste tipo de suprimento incluem ter uma vida útil mais curta do que o selante de silicone, e ter uma capacidade menor de suportar temperaturas extremas e raios UV. Além disso, selante de poliuretano não é um produto ecologicamente e que preserve o meio ambiente.

selantes à prova d’águaUma espécie de selante impermeável que é menos adequado para pisos é o tipo betuminoso. Algumas versões deste produto são particularmente resistentes, sendo capazes de suportar temperaturas quentes e frias. Por estas razões, alguns tipos de selantes podem ser utilizados, como o selante de concreto sobre decks, pistas de aeroportos e estradas. O selante para telhado também é produzido com esta substância a fim de proteger as casas e edifícios contra danos provocados pela água. Além disso, o selante betuminoso é um dos melhores para usar em torno de uma grande quantidade de água, como em tanques industriais.

O selante claro é o tipo mais popular, pois muitas vezes é mais apropriado para projetos industriais e comerciais que não precisam de coloração. O selante matizado específico para o trabalho de impermeabilização também está disponível no mercado industrial, no entanto. Por exemplo, alguns tipos de selante de madeira contam com uma ligeira coloração que realça a beleza natural da madeira.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais