Calcário na mineração

Calcário na mineraçãoO calcário é um tipo de rocha sedimentar encontrado em depósitos de mineração em todo o mundo, sendo utilizado de diversas maneiras. Esta rocha é uma das formas mais comuns de rochas sedimentares, com cerca de 10% de todas as rochas sedimentares do mundo sendo compostas de calcário. Esta rocha sedimentar é encontrada em uma grande variedade de texturas, cores e aparências, por isso, este mineral é aproveitado para a fabricação de produtos para a área industrial e também no setor de decoração e objetos diversos.

Assim como outras rochas sedimentares, a pedra calcária é formada pela deposição lenta de sedimentos e sua compressão subsequente. A maior parte dos depósitos de calcário do mundo é de origem marinha, consistindo principalmente de restos de plantas e animais, incluindo os recifes de corais, que foram gradualmente depositados no fundo do oceano e depois comprimido devido à atividade geológica e ao peso das camadas de detritos e ao peso do oceano em si. O calcário também pode se formar muito lentamente através de um processo de lixiviação através de campos de minerais e da deposição, como no caso das estalactites e outras formações nas cavernas.

O mineral presente no calcário é fundamentalmente cálcio carbonato, mas a rocha é muitas vezes misturada com impurezas de outros minerais. Estas impurezas podem alterar drasticamente a textura da rocha, juntamente com sua cor. Como um exemplo da diversidade do calcário, tanto o giz quanto o mármore são formas de calcário, mesmo que estas duas variedades da rocha sejam muito diferentes em termos de textura e aparência. No caso do giz, a rocha é macia, geralmente branca, e friável, enquanto o mármore é duro, com grãos cristalinos e uma com variedade de cores.

pedras calcárias Algumas pedras calcárias são compostas de pequenos grãos de material que foram compactados, enquanto outras têm estruturas cristalinas observadas mediante ampliação. Estas variações são influenciadas por processos de formação da pedra, como acontece em relação à cor, que pode ser branca, amarela, verde, creme, rosa, preto, ferrugem, marrom ou qualquer outra cor imaginável, dependendo das impurezas contidas na pedra de calcário. Infiltrações através de depósitos ao longo dos séculos também podem causar variações de coloração.

Além de giz e de mármore, algumas outras variedades conhecidas dessa pedra incluem a dolomita e o oólito. O calcário tem sido historicamente utilizado na construção civil para a produção de excelentes materiais de construção. Ele também é aproveitado na fabricação de cimento, e está envolvido na preparação de placas de impressão e outros processos industriais. A pedra calcária também é de interesse para os paleontólogos, porque muitas vezes inclui excelentes exemplos de organismos fossilizados que podem ser estudados para o maior conhecimento a cerca dos registros geológicos e da história de vida na Terra.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password