Fundação na construção civilNa construção civil, um projeto de edificação deve começar avaliando onde e como deve ser construída a fundação de uma casa ou de um eficício. A fundação na construção civil é uma estrutura, geralmente feita de concreto para residências, que transfere o peso do edifício para o solo onde será erguido o prédio. Existem muitos tipos de projetos de fundação e cada um deles serve a um propósito específico diferente, mas geralmente, cada fundação tem o objetivo de transferir a carga de uma estrutura para o solo abaixo dela.

A maioria das casas de pequeno e médio portes é construída sobre uma fundação rasa. A fundação rasa é composta de vigas de concreto que são colocadas cerca de um metro abaixo do solo, ou de uma única grande laje de concreto que também é montada cerca de um metro abaixo do solo. Quando for o caso, a fundação poderá estender-se abaixo desta linha. Quando os engenheiros civis projetam a fundação estrutural de um edifício, estes profissionais devem ter em mente qual a profundidade da fundação, bem como quanto peso esta fundação precisará suportar. Se calculada incorretamente, a fundação pode falhar e colocar toda a estrutura em perigo.

fundação rasaEdifícios maiores contam com uma fundação mais profunda do que um pequeno prédio ou uma casa. A fundação de maior profundidade utiliza vigas longas de aço ou concreto para penetrar profundamente além da superfície do solo, até que chegue à camada mais rígida do solo ou em alguma camada de rochas. A carga da estrutura de paredes construída acima do solo é transferida para a terra, proporcionando assim o apoio essencial que mantém e sustenta o peso da construção. Mesmo ao projetar uma fundação rasa, os engenheiros não podem deixar de considerar a presença de lençóis freáticos abaixo do solo, pois a fundação feita numa área como esta corre riscos.

Para estruturas de construção em climas mais frios, os engenheiros observem também a presença de geadas e de neve. Quando estas intempéries ocorrem, o solo fica mais úmido ou congelado, mudando assim a densidade de apoio da fundação. Uma geada mais pesada pode causar danos à fundação, comprometendo a integridade estrutural de todo o edifício. Já os solos secos em regiões de clima mais quente não são totalmente isentos de tais preocupações, no entanto, certos solos irão se expandir e contrair quando houver umidade ou quando ela for retirada, trincando o solo, gerando erosões e desestabilizando a construção, fatos que oferecem grandes riscos de segurança aos moradores.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil