Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Logística reversa em comércio eletrônico

Os retornos ou devoluções são fato inevitável do varejo online. Proporcionar uma experiência ruim certamente irá reduzir a chance de um cliente que volta para uma compra repetida.

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


Logística reversa em comércio eletrônicoNão é nenhum segredo que uma experiência positiva de um cliente determina se esse cliente vai comprar novamente. Varejistas precisam melhorar a experiência do usuário antes de o cliente pressionar o botão "comprar", mas também estudar a experiência pós-compra para manter métricas de retenção de clientes em níveis satisfatórios.

É aqui que muitos varejistas online deixam a bola cair, mais especificamente com a transformação e gestão da comunicação de retorno do consumidor. Ao incorporar novas estratégias para otimizar esse processo, as empresas podem aumentar a retenção de clientes e adicionar novas fontes de receita para o negócio direto.

Aqui estão algumas métricas importantes para apoiar o retorno caso de negócios de otimização:

  • 85% dos clientes dizem que vão parar de comprar de uma loja online se o processo de devolução for trabalhoso (Harris Interactive)
  • 95% dos clientes dizem que, provavelmente, comprarão novamente com um catálogo ou varejista online se o processo de devolução for conveniente (Harris Interactive)
  • 40% dos consudmirores não compram online devido à dificuldade dos retornos (Jupiter Research)
  • Os clientes que têm sua queixa resolvida rapidamente apresentam uma taxa de intenção de re-compra de 82% (McKinsey)


A crescente importância da devolução online


Os retornos ou devoluções são um fato inevitável do varejo online. Como a profundidade de categorias de produtos tornou-se evidente nos últimos anos, a importância de políticas de devolução online tornou-se óbvia. Proporcionar uma experiência ruim certamente irá reduzir a chance de um cliente que volta para uma compra repetida.

Por exemplo, a devolução em setores como vestuário de luxo atinge níveis tão elevados como 20% e um processo de retorno é crucial para o sucesso negócio. Ciclos mais rápidos de inventário e preços flutuantes de varejo tornam importante não só o processo de retorno de forma eficaz para o consumidor, mas também ter o produto no armazém em estoque rapidamente para revenda.

Logística reversa em comércio eletrônico

Os varejistas agora precisam ser pró-ativos e transformar estes desafios em vantagens competitivas operacionais e fluxo adicional de receita. Ao investir em soluções que integram componentes de plataforma e dados, varejistas online são capazes de oferecer capacidade de auto-atendimento de devolução para os consumidores.

A solução logística reversa típica permite que o consumidor inicie facilmente o retorno ao incorporar uma etiqueta de porte pré-pago dentro da caixa. Esta etiqueta pode ser integrada ao deslizamento de embalagem ou pode ser uma peça independente e autônoma. Como a geração de etiquetas é iniciada pelo sistema de gestão de armazém, o rótulo é capaz de capturar informações dos clientes-chave para fins de controle, tanto para a RSE quanto do consumidor final.

O rótulo fornece uma fonte primária de valor para o cliente - conveniência. Nenhuma viagem aos correios é necessária e varejistas melhoram a satisfação geral do cliente, facilitando o retorno do produto ao centro de distribuição.

Quando os consumidores iniciam retorno através deste processo, varejistas geralmente cobram uma "taxa de manuseio" (ou handling). Esta taxa é normalmente 20% superior à taxa de franquia que foi fornecido pelo provedor de serviço de logística reversa. Esta propagação do valor entre o que é cobrado do cliente e o que foi cobrado pelo frete, gera lucros diretos e mensuráveis para os varejistas.

Logística reversa em comércio eletrônicoMelhorar a comunicação com os consumidores

A solução logística reversa pode melhorar drasticamente a comunicação com o cliente durante o processo de devolução. A Newgistics é um grande exemplo de um provedor de logística reversa que tem processos centrados no cliente de comunicação incorporado em sua solução geral.

Depois que um pacote de retorno é captado a partir de um local de consumo, é enviado a um hub da Newgistics para classificação e relocalização. Durante este processo, existem mecanismos estratégicos de exploração utilizados para facilitar e-mails de comunicação de marca.

Um consumidor recebe notificações da loja online por correio eletrônico quando determinados marcos são alcançados no processo de retorno, tais como:

  • recebimento do retorno (Ex. Recebemos a devolução e você deve obter um crédito no dia seguinte).
  • conclusão do retorno (Ex. Sua devolução foi processada)


O recebimento desses e-mails aumenta rapidamente o nível de confiança do cliente, reduz as chamadas ao serviço de atendimento ao cliente (SAC) e fornece uma outra característica de valor agregado para incrementar a relação de comércio eletrônico.

Sua empresa está assumindo um risco grande se não fornecer uma boa experiência pós-compra.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google