Função de um compressor alternativoUm compressor alternativo é uma máquina que faz uso de um mecanismo interno para comprimir um gás por meio de deslocamento positivo. Essas máquinas consistem de um pistão virabrequim conduzido em um cilindro fechado e equipado com válvulas de admissão e de saída. A função de um compressor alternativo é comprimir o gás no cilindro, enviando-o para fora em um tanque ou uma linha de abastecimento. Este ciclo é repetido continuamente a fim de produzir um fornecimento constante de gás comprimido. Os compressores alternativos geralmente funcionam eletricamente ou com uso de motor e estão disponíveis no setor industrial em uma variedade de tamanhos e modelos para uso em uma ampla variedade de aplicações industriais e domésticas.

O termo “alternativo” se refere aos movimentos em ciclo repetido do pistão contido nos compressores, salientando que este movimento é de cima para baixo (vice-versa) ou de frente para trás (vice-versa). O deslocamento positivo é o processo de captação de uma determinada quantidade de um líquido ou gás, com o seguinte deslocamento do fluido, forçando-o a entrar em uma linha de descarga. Um tipo de compressor alternativo de pistão tem um projeto simples, com um corpo que contém uma válvula de admissão e um pistão que se movimenta para comprimir o gás. Quando o pistão se move para cima, uma válvula de saída é aberta, permitindo que o gás comprimido possa sair do cilindro na linha de abastecimento. Este processo é repetido constantemente, produzindo assim um fornecimento estável de gás comprimido.

compressor alternativoCompressores alternativos são geralmente acionados por motores elétricos ou à gasolina, ou com uso de motores alimentados a diesel. Versões menores deste equipamento e unidades comerciais instaladas em fábricas ou plantas são normalmente operadas eletricamente, enquanto os modelos de compressores portáteis, projetados para uso móvel, funcionam com motor. Grandes compressores industriais podem apresentar vários designs de cilindro e, muitas vezes, incluem a opção de utilizar inúmeros cilindros, dependendo da demanda de produção. Pequenos modelos domésticos geralmente têm apenas um cilindro que se alimenta de ar comprimido para um tanque de armazenamento ou diretamente na mangueira de abastecimento.

Estas máquinas são utilizadas para comprimir uma variedade de gases, que incluem ar, hidrogênio, oxigênio, refrigerantes e hidrocarbonetos. Os gases que os compressores comprimem podem ser alimentados diretamente em outra parte do processo ou em um tanque de armazenamento para uso posterior. Compressores de ar são aproveitados com o intuito de acionar as ferramentas pneumáticas e equipamentos, enquanto outros gases são comprimidos como parte de um processo industrial. Os tipos de compressores alternativos são utilizados quando altas taxas de compressão são necessárias e com taxas de fluxo relativamente baixas. O uso de um compressor alternativo é normalmente restrito a aplicações nas quais os gases envolvidos mantêm pouca umidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos