Tipos de serras de corteAs serras de corte são uma das ferramentas mais comuns em uso hoje dia, especialmente na construção civil, na alvenaria e nas marcenarias. Os diversos tipos de serras de corte são comumente usados em qualquer atividade que envolva corte de materiais mais macios, utilizando um material mais duro, como o metal, que é moldado com uma borda abrasiva. Serras de uma grande variedade de tamanhos e formas podem ser acionadas por todos os tipos de meios diferentes. Existem serras manuais, bem como as serras que funcionam com eletricidade, gás natural, energia, a vapor e até mesmo água.

O mais básico de todos os modelos de serras é o serrote. Simples na sua concepção, este dispositivo oferece uma lâmina com borda serrilhada e uma alça que torna possível para o operador empregar a ação manual a fim de mover a lâmina para frente e para trás. Serras menores são ideais para o trabalho manual de cortar blocos mais finos de madeira. Algumas serras manuais são equipadas com lâminas que cortam seções finas de metal, sem que o operador da ferramenta precise empregar muito força na tarefa de corte.

Talvez a mais reconhecida de todas as serras portáteis e manuais seja a serra de corte transversal. Serras deste tipo medem geralmente em torno de dois metros de comprimento, e têm uma série de dentes na parte da lâmina. Pessoas que trabalham com madeira no setor de construção ou em carpintarias têm, tradicionalmente, utilizado uma serra manual, embora seja mais comum muitos construtores fazerem uso de uma serra movida a eletricidade para trabalhos mais pesados.

As motosserras também são muito utilizadas atualmente. Embora ainda manual, este modelo de serra industrial apresenta um mecanismo de correia afiada que se transforma ao longo de uma guia para criar um movimento de corte. Isso significa que o operador não tem que fazer movimentos a fim de cortar uma matéria-prima. A motosserra é normalmente alimentada tanto com gasolina quanto por eletricidade, tornando-se fácil de usar no corte de árvores ou em tarefas semelhantes.

serras de corteA serra de fita é outro exemplo de uma serra impulsionada por vapor, eletricidade ou pelo poder da água. A serra de fita ostenta uma lâmina circular que gira de forma semelhante a uma roda. Muitas vezes, a serra de fita é fixada em um quadro, permitindo que a madeira e outros materiais possam ser movidos contra a serra giratória para efetuar o corte. No entanto, os modelos portáteis de serra de fita também estão disponíveis.

Para o trabalho na criação de mobiliários ou sancas, uma serra de mitra muitas vezes é aproveitada. Serras de esquadria estão disponíveis nas versões manuais, bem como em modelos elétricos. O design da serra torna possível fazer cortes específicos que nivelam os materiais utilizados em projetos de construção. Uma serra de esquadria pode ser usada para criar qualquer objeto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil