o que é insolvênciaInsolvência, em economia, é geralmente definida como um estado financeiro em que uma empresa não pode mais pagar suas contas e outras obrigações em dia. Insolvência ocorre sempre que os passivos, ou dívidas, excedem os ativos no fluxo de caixa.

Uma vez que uma empresa se torna insolvente, deve tomar medidas imediatas para gerar dinheiro e liquidar ou renegociar dívidas. Empresas que não consegue sair da insolvência muitas vezes enfrentam a falência, liquidação ou liquidação de todos os ativos.

Existe diferença entre insolvência e falência. Insolvência é comumente confundida com a falência e os dois conceitos são diferentes, de forma sutil. Tanto insolvência como falência lidam com a situação em que os passivos ultrapassam os ativos, mas insolvência é um estado de ser e falência é uma questão de direito.

As empresas podem ser insolventes, mas não estar legalmente falidas. Insolvência pode conduzir à falência, mas a condição também pode ser temporária e solucionável sem proteção legal dos credores.

Empresas que enfrentam a possibilidade de insolvência podem tomar medidas para manterem-se financeiramente solventes. Utilizar linhas de crédito existentes para pedir dinheiro emprestado é uma maneira de evitar insolvência, mas também cria mais responsabilidade e novos prazos de pagamento. Vender ativos a outras empresas também é uma solução comum contra a insolvência.

o que é insolvênciaOs consumidores podem notar uma mercearia local mudando de donos, por exemplo. A cadeia de supermercados original pode estar se aproximando de insolvência e vender 30 ou 40 de suas lojas locais, a fim de gerar caixa imediato para pagamento da dívida oportuna.

Outra opção para evitar a insolvência é a aquisição por uma corporação maior. Não é incomum que grandes conglomerados procurem pequenas (mas comercialmente viáveis) empresas para aquisição ou processos de aquisição.

Mesmo se a pequena empresa está flertando com a insolvência , os direitos de suas linhas de produtos de assinatura podem ser valiosos o suficiente para salvá-la da ruína financeira. Isso acontece com bastante frequência na indústria de alimentos no atacado. Fabricantes de um produto popular lutando contra a insolvência podem concordar em vender todos os seus ativos para uma empresa com um melhor financiamento.

Insolvência não conduz necessariamente à falência, mas todas as empresas falidas também são consideradas insolventes. Uma vez que um anúncio de insolvência é feito, os acionistas podem ter que decidir vender ou não suas partes ou permanecer com a empresa até que ela possa recuperar a sua situação financeira.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia