Como funciona um cabo USBUm cabo USB (Universal Serial Bus) é usado principalmente para conectar um dispositivo USB a um host, como computadores e consoles de videogame. Embora existam vários padrões USB, os cabos que são totalmente compatíveis com as especificações USB 1.1 irão trabalhar com tecnologia USB 2.0 e vice-versa.

Um cabo USB pode ter vários tipos de plugue terminais, chamados de conectores. Tipos de conectores incluem os padrões Standard-A, Standard-B, Mini-B, Micro-A, Micro-B, e Micro-AB. Estes conectores se encaixam em receptores correspondentes instalados em hosts e dispositivos. Os receptores Standard-A são referidos como portas USB em computadores; receptores Standard-B são normalmente encontrados em grandes dispositivos periféricos, tais como impressoras e scanners; receptores Mini e Micro estão em pequenos dispositivos, abrangendo câmeras digitais e telefones celulares.

Um cabo USB padrão pode conectar um dispositivo a um Macintosh ou um PC baseado em Windows, por exemplo. O software dentro do dispositivo, no entanto, pode não funcionar com o host. Além disso, algumas empresas criam cabos que parecem semelhantes aos cabos USB, mas não são compatíveis com os padrões USB – esses conectores similares não têm o logotipo de tridente USB neles.

cabo USBUm cabo USB padrão contém múltiplos fios. Um fio contém um caminho para uma potência de cinco volts da fonte de alimentação (5V ± 5%); dois pares de fios são de dados mesclados, e um é fio solo.

Um cabo USB com 2,0 specs mede cerca de cinco metros de comprimento. Este limite foi estabelecido devido a uma especificação de atraso de envio de dados pelo cabo de 26 nanossegundos, o que permite o reprocessamento no transmissor antes do próximo bit ser enviado. Hosts USB devem ter seus comandos respondidos dentro de um período de tempo permitido ou eles vão considerar os comandos como perdidos.

Existem muitas soluções para conectar dispositivos de tecnologia USB além do limite de 5 metros de cabo. Estas soluções incluem o uso de cabos extensores USB, que são hubs auto-potentes com um cabo de 10 metros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação