o que é fundo de hedgeEm economia, um fundo de cobertura, ou fundo de hedge, é um termo usado para descrever uma parceria de investimento por um gestor financeiro. Pode assumir a forma jurídica de uma sociedade de responsabilidade limitada ou uma sociedade limitada, de modo que, se a empresa vai à falência, os credores não podem ir atrás dos investidores, por mais dinheiro que tenha sido colocado no fundo de cobertura.

O gerente do fundo de hedge, normalmente a pessoa que o criou, recebe uma percentagem dos lucros que ele ou ela ganha com o dinheiro que os investidores depositaram em sua empresa. O termo foi originalmente usado porque o objetivo inicial de muitos dos fundos de hedge era ganhar dinheiro, independentemente se o mercado aumentava ou diminuía, porque os gestores poderiam comprar ações ou vende-las. Hoje, o fundo de hedge é um termo genérico utilizado para tal acordo.

Exemplo de fundo de hedge

Para fazer com que a idéia seja fácil de entender, vamos dar um exemplo extremo. Imagine uma empresa chamada "Umbrella Investments Global, LLC" como uma corporação originária do estado de Delaware, EUA. Segundo o acordo operacional, que é o documento legal que diz como a empresa é gerenciada, os estados receberão 25% dos lucros acima de 4% ao ano e o dono da empresa pode investir em qualquer coisa - ações , títulos , fundos mútuos , imóveis , startups, arte, selos raros, colecionáveis , ouro , vinho, ou qualquer outra coisa de valor.

Junto vem um único investidor que coloca 100 milhões de dólares em meu fundo de hedge. Ele paga a empresa com cheque, que é investido na conta de corretagem de acordo com as orientações que foram enunciadas no acordo operacional. Talvez a Umbrella use o dinheiro para comprar até restaurantes da região. Talvez ela comece uma nova empresa. De qualquer maneira, o ponto é que todos os dias, quando o dono acorda e vai para o escritório, seu propósito é colocar o capital investidor para trabalhar na maior taxa possível (ajustado para o risco , é claro), porque quanto mais ele rende, quanto mais a empresa lucra.

o que é fundo de hedgePor exemplo: com o investimento no primeiro ano, os ativos da empresa foram duplicados, de US $ 100 milhões para US $ 200 milhões. Agora, de acordo com acordo operacional da empresa, os primeiros 4% pertencem ao investidor e o resto é dividido entre 25% para o empresário e 75% para o investidor. Neste caso, o ganho de 100 milhões dólares seria reduzido em US $ 4 milhões para que o "obstáculo" da taxa, como é muitas vezes chamado em Wall Street. Os restantes US $ 96 milhões são divididos: 25% para a empresa e 75% para o investidor.

O resultado líquido é US $ 24 milhões em indenização. Meu investidor recebe o obstáculo $ 4 milhões e ganhou 72 milhões de dólares da cisão a que têm direito acima esse obstáculo para um total de US $ 76 milhões. Se o valor total fosse de US $ 10 bilhões, a compensação para a empresa seria de US $ 2,4 bilhões e os investidores teriam ganhado US $ 7,6 bilhões. Ou seja, por mais que pareça que a empresa está ganhando fortunas, ainda precisa descontar a maior parte desse bolo para o pagamento do fundo de cobertura.

A fórmula “2 e 20”

Se você fizer a pergunta, "o que é um fundo de hedge?" então certamente você precisa saber sobre a fórmula de compensação mais famosa da indústria. É a chamada “2 e 20” e é utilizada pela grande maioria dos fundos de hedge atualmente em operação de acordo com algumas estimativas.

A fórmula “2 e 20”, basicamente, significa que o acordo operacional do fundo de hedge funciona da seguinte maneira: o gerente de fundos recebe 2% dos ativos e 20% dos lucros a cada ano. Isso significa que, mesmo que perca dinheiro, a empresa garante, pelo menos, o retorno de 2% com uma taxa de pouco ou nenhum obstáculo. Assim, um gerente que ganha US$ 1 bilhão poderia ganhar 20 milhões dólares, mesmo se a empresa não fez nada a mais, apenas deixou o dinheiro no banco.

Obviamente, com retornos anêmicos como esse, os clientes fugiriam depois de pouco tempo. Então, para o gestor do fundo, é realmente melhor maximizar seus investimentos e lucros.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia