Tipos de ferramentas elétricas portáteisAs ferramentas elétricas portáteis são uma categoria geral de ferramentas utilizadas na construção civil e nas indústrias transformadoras, de modo que são projetadas para facilitar o manuseio e o transporte a diferentes lugares. Estes tipos de ferramentas contrastam com os modelos de ferramentas padrão, que são permanentemente instalados em um determinado espaço de trabalho. O termo “ferramentas portáteis ”geralmente se refere a menores ferramentas manuais que podem ser transportadas em um cinto específico ou em uma caixa de ferramentas. As ferramentas elétricas funcionam através de um cabo de eletricidade, ou podem ser ferramentas sem fio, alimentadas por baterias de íons de lítio.

Os tipos de ferramentas portáteis surgiram conforme as necessidades de muitas indústrias modernas. Alguns avanços na tecnologia de construção da bateria de íon de lítio fizeram com que as ferramentas portáteis mais modernas também sejam mais leves, mais fáceis de transportar e mais potentes do que seus antecessores. Muitas ferramentas que antes exigiam uma carga de energia grande para sustentar o desempenho de pico, agora, operam eficazmente com base nas baterias de íon de lítio.

Entre as mais usadas ferramentas elétricas portáteis está a furadeira. As furadeiras contam com muitas funções, simplesmente mudando uma peça chamada de broca. Os modelos de furadeiras industriais podem ser usados como uma chave de fenda de alimentação, trados, entre outros dispositivos. Uma furadeira é capaz de criar perfurações na madeira, em plásticos, gesso e metal. Um dispositivo denominado trado é usado para fazer furos maiores, com vários centímetros de diâmetro.

ferramentas elétricas Algumas ferramentas elétricas e máquinas portáteis são mais especializadas e menos versáteis. Exemplos de tais ferramentas são chaves elétricas e martelos pneumáticos. Além de apenas serem capazes de executar uma ou duas funções, essas ferramentas são menores e mais leves do que as ferramentas tradicionais de grande potência, e se encaixam em um compartimento, como um cinto de ferramentas. Eles são menos potentes do que as brocas ou martelos tradicionais, mas funcionam bem para tarefas feitas por eletricistas e trabalhadores de manutenção predial.

Serras circulares são usadas principalmente para o corte de tábuas de madeira. Todos os tipos de serras estão disponíveis como ferramentas portáteis elétricas, e podem tornar o trabalho de um carpinteiro muito mais fácil. A serra alternativa é uma das ferramentas mais versáteis, capazes de cortar uma enorme variedade de materiais como madeira, plástico, drywall e até mesmo metal.

As ferramentas portáteis são muitas vezes produzidas para funcionar com baterias intercambiáveis. Isto significa que a mesma bateria que garante energia à furadeira pode também ser capaz de alimentar a lixadeira. Isto proporciona muitos benefícios ambientais, já que estas baterias são utilizadas inúmeras vezes antes de serem descartadas em aterros específicos para este tipo de lixo industrial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos