Tipos de dessencantesDessecantes são substâncias, ou suprimentos industriais, que atraem a umidade do ambiente circundante. Há uma série de usos para os dessecantes, que vão desde a preparação de produtos químicos em uma planta química até a proteção de itens sensíveis à umidade durante o transporte. Alguns dessecantes comuns incluem carvão ativado, sódio, perclorato de cálcio, sulfato e sílica gel. No ambiente doméstico, o sal é um tipo de dessecante comum, e tem sido utilizado por suas propriedades dessecantes por muitas culturas historicamente. O sal, por exemplo, foi um componente chave no processo de mumificação no Egito, usado para retirar água dos corpos e retardar ou impedir a deterioração dos corpos.

O ressecamento é muitas vezes uma propriedade desejada. Muitos objetos são desumidificados através de evaporação, mas a perda de água diminui conforme a evaporação reduz o teor de umidade do ambiente circundante. Depois que um objeto está tão úmido quanto o meio ambiente, não pode perder mais água, e é neste momento que os produtos dessecantes podem ser aplicados. Colocar o objeto em um recipiente com um dessecante lhe permitirá perder mais água conforme o suprimento dessecante suga o fluido.

substâncias dessecantes Um uso comum para as substâncias dessecantes é durante o ato de transporte de cargas, em que os itens podem ser danificados se ficarem úmidos. Os tipos de dessecantes estão incluídos na embalagem para retirar a água, mas também podem ser descartados uma vez que os objetos chegam ao seu destino. Estes produtos também são usados em equipamentos desumidificadores, reduzindo a umidade no ar. Sistemas de resfriamento aproveitam essa característica dos dessecantes para diminuir a umidade e tornar as temperaturas menos extremas.

Além de ter a propriedade de secagem, os itens dessecantes também contam com outras propriedades. Alguns dessecantes são antifúngicos, antibióticos ou antivirais, tornando-os úteis para uma variedade de aplicações. Muitos não são seguros para ingestão, e são rotulados para que as pessoas não se confundam.

Em alguns casos, um sache contendo o dessecante pode ser reparado por aquecimento para forçá-lo a liberar sua água, permitindo a reutilização. Outros são de uso único, e devem ser descartados depois de terem cumprido sua função. É importante escolher um dessecante que seja apropriado para a tarefa, pois as pessoas querem evitar a corrosão, reações químicas, e outros problemas que ocorrem se a substância errada for usadoa como um dessecante. Sal, por exemplo, causa corrosão do metal, o que o tornea impróprio em locais onde o metal está presente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais