Como funciona um torquímetro pneumático

Como funciona um torquímetro pneumáticoUm torquímetro pneumático é uma ferramenta acionada a ar, sendo projetada para aplicar um montante específico e pré-definido de torque ou tensão a um fixador, normalmente uma porca ou parafuso. Este preciso tensionamento é importante em muitas aplicações, em que tolerâncias muito restritas devem ser mantidas. Ao contrário de outras formas de chaves de torque, os tipos de torquímetros pneumáticos oferecem uma ampla gama de configurações de torque. Também são ferramentas menores, potentes e mais baratas do que as versões de torquímetro elétrico ou manual.

O torquímetro pneumático faz uso de uma fonte de ar comprimido para rapidamente rodar uma turbina de rotor, que por sua vez aciona um eixo por meio de uma caixa planetária de redução velocidades. Este eixo é equipado com uma embreagem ajustável projetada para liberar de uma tensão pré-definida. A ponta de eixo do torquímetro pneumático é equipada com um acessório, permitindo que várias ferramentas sejam anexadas à chave de torque, dependendo da aplicação. Quando o modelo de torquímetro pneumático é aplicado a um conjunto de porca e parafuso, por exemplo, a ferramenta de torque aperta a porca até que a tensão pré-definida seja atingida.

torquímetro pneumáticoMuitas aplicações de engenharia requerem que os fixadores sejam tensionados até uma configuração de torque específico. Isto é particularmente primordial para aplicações onde vários prendedores são usados de modo a garantir a união de dois componentes. A cabeça do cilindro de um motor de carro, por exemplo, normalmente é montado com seis a oito parafusos e porcas.

Por várias razões, o uso de ar comprimido para acionar uma chave de torque pneumático é uma prática comum nas indústrias em que essas máquinas são usadas com frequência. Uma chave de torque pneumático é menor e mais manejável do que um modelo de torquímetro de acionamento elétrico de capacidade similar. Por esta razão, os modelos de ferramentas pneumáticas tendem a ser muito mais potentes do que os modelos de ferramentas elétricas, tais como a chave de torque elétrica.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password