Funções de um separador de areiaUm separador de areia é um dispositivo usado para remover areia ou lodo a partir do processo de suspensão dos fluidos, normalmente água bombeada de poços artesianos e poços normais. A maioria dos dispositivos de separação de areia trabalha com base em um padrão de fluxo ciclônico da água. Esta ação gira as partículas mais pesadas de areia para o exterior do separador, onde estão instaladas câmaras de coleta para posterior remoção da matéria arenosa. Isso define o separador de areia como algo que vai muito além de simples filtros convencionais, e também torna mais confiável e mais fácil a manutenção destes equipamentos. Estes dispositivos se dividem em duas categorias básicas: os separadores de areia localizados acima do solo e aqueles montados em um poço.

A remoção de areia suspensa a partir da água de poço pode ser conseguida utilizando-se filtros físicos ou com base na colocação de um separador de areia de acordo com a descarga da bomba ou dos tubos de sucção. Os filtros são muito eficientes na remoção de areia em suspensão da água, mas também são propensos a entupimentos e, por isso, exigem um esforço considerável em relação à limpeza e manutenção. Além disso, os elementos utilizados como barreiras físicas em um filtro geralmente são muito caros.

O modelo de separador de areia é um equipamento que utiliza um tipo de sistema de remoção de areia muito mais simples em operação e que exige menos paradas de manutenção e menores custos de reparos também. Esses dispositivos fazem uso de uma ação rotativa dentro de seu compartimento, proporcionando uma força centrífuga na água. A maioria das unidades de separação de areia é um compartimento fechado e cilíndrico, que e alcança a ação ciclônica extraindo a água para dentro do cilindro através de portas de entrada, colocado em uma tangente ao seu eixo linear. Isso faz com que a água seja rotacionada em um padrão espiral que passa através do dispositivo.

separador de areiaA força centrífuga sobre a suspensão faz com que as partículas mais pesadas de areia sejam arremessadas para fora do tubo, onde se acumulam e são recolhidas. A água potável é, então, retirada do cilindro e dos tubos de descarga. A forma como a areia recolhida é removida do separador depende de qual dos dois tipos básicos de dispositivos estão sendo usados. A primeira delas é o separador acima do solo, que geralmente é de fácil acesso. Este tipo de dispositivo possui um expurgo de válvula no fundo do cilindro, permitindo que a areia seja manualmente liberada do dispositivo em intervalos regulares.

O segundo tipo de separador de areia é o separador de poço, ou separador submerso, localizado na parte inferior do poço, e que obviamente não é acessível. Estes separadores possuem uma válvula flap flexível e automática na parte inferior da caixa separadora. Quando um montante pré-determinado de areia é coletado na parte inferior do cilindro, a válvula se abre automaticamente e a areia cai no fundo do poço.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos