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Ikea adota pallets de papel

A varejista de móveis Ikea espera cortar 193 milhões dólares por ano em transporte com a substituição de pallets de madeira por pallets de papel a partir de janeiro

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Ikea adota pallets de papelDurante 50 anos, a madeira reinou absoluta como o material de escolha para o pallet de transporte, usado para mover todo tipo de mercadoria, desde pão de forma até máquinas de lavar. Agora, a varejista sueca de móveis Ikea está substituindo os pallets de madeira com uma variante de papel que é mais leve, mais fino e, segundo a empresa, mais barato. "Nós não sabemos se a pallet de papel será a solução definitiva, mas é melhor do que a madeira", diz Jeanette Skjelmose, chefe de sustentabilidade e meio ambiente da unidade de cadeia de suprimentos da Ikea.

A Ikea, que usa 10 milhões de pallets para enviar bens de fornecedores às sua 287 lojas em 26 países, vai abolir a madeira a partir de janeiro, reduzindo os custos de logística e transporte em 10%. O novo pallet de papelão ondulado pode suportar cargas de 750 kg (ou 1.650 libras), o mesmo que a madeira, diz Skjelmose.

Com dois centímetros de altura a menor, as pallets de papel têm um terço da altura dos de madeira e são 90 por cento mais leves, com 5,5 quilos. O perfil esbelto significa que a Ikea pode incluir mais bens em cada envio. Os pallets, montados no local por mais de 1.200 fornecedores globais da Ikea, serão usados apenas uma vez antes de serem reciclados.

A empresa espera cortar suas contas de transporte em € 140 milhões (US$ 193 milhões) por ano, embora provavelmente gaste € 90 milhões anuais em papel e empilhadeiras novas para lidar com as pallets mais magras. "Esperamos que este seja um começo para tornar os sistemas de transporte inteligentes e frete o mais compacto possível", diz Skjelmose.

Ikea adota pallets de papelA versão em papel de uso único representa um desafio para o atual sistema de fornecimento de pallets, que muitas vezes são alugados de empresas de gestão que produzem e distribuem as pallets ao redor do mundo, conforme necessário. A australiana Brambles, líder da indústria, presta serviços em 54 países com 400 milhões de paletts, todas com as arestas em azul para distingui-los daqueles de suas empresas concorrentes. A Brambles tem pouco interesse em pallets de papel, diz o porta-voz da empresa, James Hall. "Eles não são duráveis, nem capazes de suportar cargas pesadas ou mudanças extremas de clima", conta Hall.

Skjelmose diz que as pallets usadas pela Ikea são tão duráveis como a alternativa de madeira, desde que empilhadas corretamente. "Ela não fica muito mais pesada do que isso", diz ela, apontando para uma pilha de 1,2 metros de centenas de pratos de porcelana repousando sobre uma pallet de papel na loja da Ikea em Helsingborg, na Suécia.

E ela diz que não está preocupada com o clima, já que as pallets da Ikea raramente ficam ao ar livre.

O papel não é a única alternativa no mercado de pallets. Para seus aviões de carga 120, o grupo Air France-KLM pretende introduzir, nos próximos anos, pallets feitos de um composto chamado herculight, que a companhia aérea diz que é 35% mais leve do que os modelos de alumínio que emprega atualmente. "Vamos usar menos combustível e vai ser possível transportar mais carga", diz Gijsbert Woelders, vice-presidente de operações mundiais de carga da KLM.

Já houve tentativas de usar pallets de aço e a própria Ikea usa algumas pallets de plástico, embora nenhum dos dois tipos represente qualquer ameaça real à madeira, diz Jeff McBee, analista de pallets.

McBee prevê que o papel também vai acabar como um nicho em pallets. "Isto, obviamente, parece ser bom para Ikea no papel, mas eu gostaria de ver o que eles dizem que daqui a um ano", diz ele. "Eu não sou necessariamente cético, mas (a economia de custos) pode não ser tudo isso que estão planejando”.

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