Tipos de equipamentos UVOs tipos de equipamentos UV, que empregam luz ultravioleta para uma variedade de propósitos, são aplicados em várias tarefas dentro das indústrias e até mesmo no ambiente doméstico. A luz ultravioleta possui diversos benefícios, mas também pode ser prejudicial para a pele e olhos, por isso, as precauções de segurança de modo adequadas devem ser tomadas quando se utiliza equipamentos UV.

O processo de desinfecção com luz ultravioleta pode ser usado na água, no ar e em outras superfícies. Muitas estações de tratamento de águas residuais e plantas de água potável aproveitam as lâmpadas UV na etapa final do tratamento para remover micróbios potencialmente nocivos à água.

O ar é purificado utilizando-se diversos tipos de equipamentos UV. Uma lâmpada UV serve para matar germes no ar que fluem através de um purificador de ar. A luz ultravioleta é raramente usada como o único método de purificação do ar, uma vez que não pode remover a poeira e o pólen do meio ambiente.

Pequenos dispositivos UV se aplicam com o objetivo de desinfecção em. Por exemplo, existem vários dispositivos projetados especificamente para uso de luz UV com o intuito de desinfectar as escovas de dente.

Laboratórios de microbiologia também tiram proveito dos modelos de equipamentos de UV para fins múltiplos. Exaustores de escoamento e armários de biossegurança, por exemplo, geralmente contam com lâmpadas UV instaladas para fins de desinfecção. A luz UV é utilizada em técnicas de medicina genética, anexando fragmentos de DNA para uma membrana de modo que possam ser identificados.

equipamentos UVA luz ultravioleta também é utilizada para visualizar os ácidos nucléicos DNA e RNA. Para isso, fragmentos de DNA ou RNA são amplificados, o que significa que são reproduzidos muitas vezes de modo que haja uma quantidade grande o suficiente para se trabalhar com a luz UV emanada dos equipamentos. Alguns produtos químicos, então, reagem com a luz UV, fazendo com que os ácidos nucléicos transparentes tornem-se mais visíveis.

Outro uso de lâmpadas UV é no procura de cura de serigrafias. Tintas especiais estão disponíveis para impressão de tela e podem ser curada através da luz UV, em vez de um solvente. A cura com solvente produz uma grande quantidade de poluentes conhecidos como compostos orgânicos voláteis (VOCs), e a cura com UV pode eliminar este problema. A cura com luz UV também é mais rápida do que a cura por solvente, embora não seja apropriada para todas as aplicações de impressão de tela.

Quem trabalha com qualquer tipo de equipamento UV deve proteger os olhos da luz ultravioleta. Isto é feito através do uso de óculos de proteção ou outros sistemas de blindagem das lâmpadas. A pele também necessita de proteção quando se utiliza lâmpadas UV com intensidades fortes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos