Multiplicador de tensão no setor de elétricaUm multiplicador de tensão é um dispositivo eletrônico contendo circuitos específicos de tensão crescente que são usados quando a tensão de corrente alternada (CA) baixa é usada para fornecer potência a outro dispositivo eletrônico que requer uma maior entrada de tensão, tais como corrente contínua, ou CC. Estes tipos de circuitos têm sido utilizados em muitos aspectos diferentes da indústria de elétrica e eletrônica por causa de sua capacidade de converter eficientemente a energia de baixa tensão para alta tensão. Um dispositivo multiplicador de tensão pode ser aproveitado em tudo, desde aparelhos domésticos, como televisão, até equipamentos utilizados para testar o poder de relâmpagos em avaliações de segurança feitos em produtos que podem ser propensos a tais riscos.

Os tipos específicos de circuitos encontrados em um multiplicador de tensão tornam possível a conversão de fontes de energia elétrica de baixa para alta tensão com o uso de capacitores e diodos. Os capacitores e diodos trabalham em conjunto com outros componentes em todo o circuito, intensificando a potência da alimentação elétrica, ao mesmo tempo em que regulam esta potência, uma vez que completa o circuito. O fluxo de um multiplicador de tensão é sempre AC/DC na entrada e na saída, mostrando ao usuário um aumento significativo da tensão gerada, sempre mantendo a corrente de baixa necessária para operar o dispositivo. Os tipos de multiplicadores de tensão são diferentes de transformadores na medida em que só são capazes de aumentar a tensão, enquanto os transformadores têm a capacidade de também diminuir a tensão, aumentando a corrente.

Multiplicador de tensão Cada tipo específico de multiplicador de tensão tem capacidades diferentes, dependendo da fase do circuito do multiplicador. Por exemplo, se o multiplicador só tem um palco, ela só será capaz de dobrar a tensão de entrada conforme a corrente passa através do circuito. Multiplicadores de tensão podem multiplicar uma tensão de entrada por pouco mais de quatro horas antes que o circuito seja completado, havendo uma saída de tensão muito maior em uma corrente muito menor. Como resultado desta limitação, a carga que entra no multiplicador deve ser constante, pois a taxa a tensão é multiplicada, e qualquer pequena flutuação na tensão de entrada do multiplicador irá causar uma grande perturbação na tensão de saída à medida que sai do circuito através das saídas do multiplicador.

Um dos usos mais comuns para os modelos de multiplicadores de tensão está no circuito da televisão. Devido a todo o funcionamento interno de uma televisão, a tensão que entra no aparelho deve ser regulada e se multiplica, a fim de operar o tubo de imagem ou a tela. Estes tipos de circuitos também são usados em itens como escopos de radar e osciloscópios também, uma vez que esses dispositivos precisam de alta tensão de alimentação de energia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica