Como usar um medidor de camada de tintaUm medidor de camada de tinta é um dispositivo usado para medir a profundidade de uma camada de tinta. Estes dispositivos são mais comumente vistos em uso na indústria automotiva, onde são uma ferramenta útil para os pintores. Os diversos tipos de medidores de espessura de tinta também podem ser usados para controle de qualidade em uma fábrica de automóveis, com a finalidade de confirmar que um trabalho de pintura atende aos padrões estabelecidos pelo fabricante. Muitas companhias produzem modelos de medidores de tinta, que são encontrados à venda através de catálogos em lojas especializadas, ou até mesmo pelo site dos fabricantes, como é o caso da Salutron.

O medidor de tinta fornece um método de teste não destrutivo para determinar a profundidade ou espessura da camada da pintura. Isto pode ser útil quando um veículo está sendo preparado para o detalhamento extenso. A preocupação é que é possível remover o verniz sobreposto em uma área da superfície metálica do veículo após a tinta pigmentada ter sido aplicada. Além disso, é possível saber se, no caso do revestimento ser removido, isto pode corroer a pintura subjacente pigmentada e se haverá a necessidade de um trabalho de retoque caro a fim de corrigir o erro. Com um medidor de tinta, pode-se evitar este problema.

Vernizes são aplicados em espessuras padronizadas pelo fabricante. Com um medidor de camada de pintura, o pintor pode verificar o quão profundo é a espessura da pintura, bem como consegue determinar o quanto de profundidade tem o verniz, utilizando, então, estas informações ao detalhar o carro para evitar rachaduras na pintura na ocorrência de um incidente.

medidores de espessura de tinta Existem várias maneiras em que um medidor de tinta pode funcionar. Medidores mecânicos usam um ímã, para que este instrumento de controle e medição determine a espessura da tinta com base em quanta força é necessária para remover o ímã. Medidores de pintura elétricos utilizam correntes elétricas para operar, enquanto os medidores de ultrassom, que pode ser usados em fibra de vidro e plásticos, utilizam ondas de ultrassom com a finalidade de medir a profundidade da pintura.

Estes dispositivos são cuidadosamente calibrados, e deve ser mantidos em locais protegidos quando não estiverem em uso, evitando danos que distorceriam as leituras no medidor. Também é aconselhável periodicamente recalibrar, seja seguindo as recomendações do fabricante ou do distribuidor do produto. Esta medida serve para confirmar que o dispositivo está medindo com precisão.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação