Serviços destinados ao ecossistemaServiços destinados ao ecossistema referem-se a um conjunto de processos que os humanos têm criado para lidar com o impacto no meio ambiente. Estes serviços ligados à melhoria do ecossistema podem incluir redes de tratamento de água, estações de tratamento de resíduos, sistemas de conservação da terra e manejo agrícola. Muitas vezes, os serviços em prol ecossistema também se referem aos esforços para controlar pragas e monitorar o clima.

O processo de purificação da água e o tratamento de resíduos são serviços de ecossistemas importantes que protegem as fontes de água contra a contaminação. O acesso à água é cuidadosamente monitorado para evitar o desperdício. Rios, lagos e oceanos são protegidos contra a contaminação que pode afetar tanto a vida marinha quanto a terrestre. Resíduos produzidos por processamento nas indústrias são criteriosamente geridos com o objetivo de evitar danos ao meio ambiente.

meio ambienteA conservação do solo também é outro tipo de projeto beneficiador do ecossistema, sendo para ajudar a manter um ambiente saudável para as pessoas e animais. A gestão cuidadosa do solo, das árvores, gramas e das florestas promove a proteção da qualidade do ar e das fontes de alimentos para as pessoas, bem como preserva os habitats de animais. O manejo da terra impede o desmatamento e a erosão do solo.

O sistema de gestão agrícola é outro serviço em benefício do meio ambiente, auxiliando na manutenção das condições do solo saudável. Proteger o solo rico em nutrientes garante que os seres humanos possam se beneficiar de plantas e animais criados nesta terra. Culturas são transferidas a partir de uma área para outra, anualmente, para permitir que a natureza recomponha seus sais minerais, enquanto o solo é tratado com fertilizantes para aumentar a plantação.

Com os avanços na tecnologia, tornou-se possível monitorar os padrões climáticos, o que também é outro trabalho importante no ecossistema. Quando as condições do tempo podem ser previstas, fica mais fácil tomar decisões sobre o período correto de plantar, quando colher, e quando ajudar a natureza através da intervenção humana. Além disso, o monitoramento do tempo pode ser usado para procurar sinais de problemas e dar às pessoas a oportunidade de proteger suas casas, animais e a terra da destruição causada por tempestades e secas.

Os métodos de controle de pragas são, talvez, um dos mais antigos serviços para o ecossistema. Pragas perigosas, tais como insetos ou vermes, e criaturas venenosas podem ser retiradas ou destruídas antes que se espalhem, causem doenças ou outros danos à propriedade ou às fontes de alimentos. Mas é importante que o controle de pragas não gere mais danos ao meio ambiente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente