Hidrodemolição na construção civilHidrodemolição é o uso de poderosos jatos de água para acabar com deterioração de concreto e cimento sem danificar materiais adjacentes. Empresas de construção começaram a usar esta técnica na Europa na década de 1970, principalmente para a restauração e retoque de projetos, onde as equipes de engenharia precisavam remover o material danificado, deixando uma estrutura intacta. As pessoas podem usar este método de demolição em edifícios, pontes, estradas e em outras estruturas feitas de concreto, como calçadas e bueiros.

No sistema de hidrodemolição utiliza uma máquina capaz de gerar explosões extremamente potentes de jatos de água. A água passa na superfície para remover uma camada superior de concreto, ou pode penetrar mais profundamente a fim de cortar paredes e outras estruturas. O material circundante permanecerá intacto, tornando o local de trabalho mais seguro. As equipes de construção utilizam aspiradores de reciclar água e recolhem os detritos, o que torna a limpeza muito mais fácil.

técnica de hidrodemolição Depois que ocorre a hidrodemolição, uma superfície está imediatamente pronta para a restauração e não necessita de tratamento adicional. Trabalhadores da construção civil inspecionam vergalhões e outras estruturas para verificar se há qualquer necessidade de reposição antes de prosseguir na próxima etapa de reparos. As equipes de construção empregam esta técnica principalmente para romper materiais danificados, incluindo tijolos e argamassa em decomposição.

A equipe responsável pela técnica de hidrodemolição normalmente se reune com um empreiteiro para discutir as necessidades do projeto, determinar os melhores equipamentos a usar e criar um plano de demolição. Este trabalho pode ser perigoso. Embora não provoque tanto barulho e ruído, o uso de protetores de ouvido ainda é necessário. Os jatos de água são muito fortes e causam lesões graves aos ouvidos. Por isso, as pessoas precisam tomar cuidado ao trabalhar em um site de hidrodemolição, além de utilizar equipamentos de proteção como botas de biqueira de aço e coletes ou macacões.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil