Comércio internacional para pequenas e médias empresasSe você tem uma pequena ou média empresa e quer se aventurar no comércio internacional, às vezes a sensação é de que suas condições atuais são limitadas e você nem sabe por onde começar. No entanto, é possível diversificar e aumentar a renda através de vendas para o exterior.

1. Importar

Proprietários de lojas de varejo podem encontrar produtos adicionais para vender a partir de fabricantes estrangeiros, distribuidores e outros fornecedores. Vantagens de importar incluem aumento de seleção de produtos, custos mais baixos e aumento de renda.

Você pode até decidir se dedicar exclusivamente para o negócio de importação e se tornar um distribuidor por atacado.

2. Exportar

Fabricantes podem encontrar novos clientes para seus produtos em países estrangeiros. Se os consumidores no seu país perderam o interesse em seu produto, ele pode ter se tornado obsoleto por causa de avanços tecnológicos. Um mercado externo, no entanto, pode ser uma boa opção.

Em caso de uma recessão da economia em seu país, outros países podem estar passando por uma fase melhor e, assim, se tornar um mercado em potencial. Vendas de clientes naquele país podem ajudar a estabilizar o seu rendimento.

Exportação também pode ajudar a suavizar os altos e baixos de sua renda e estabilizar essa conta. Por exemplo, se vende artigos de inverno, pode comercializar para ambos os hemisférios Norte e Sul para ajudar a compensar a sazonalidade do seu negócio. Você também pode considerar a venda de seus produtos para todas as estações do ano e ainda exportar para outros países para aumentar e diversificar sua renda.

Você também pode se tornar um Agente de Gestão de Exportação. Isso significa gerenciar outras empresas nacionais para vender para empresas estrangeiras e ganhar uma comissão de 10%.

Comércio internacional para pequenas e médias empresas3. Licenciamento

Que tal se tornar um agente de licenciamento? Ganhe comissões organizando vendas para as empresas estrangeiras para fabricar e vender os produtos das empresas nacionais.

4. Taxas

Você pode ganhar comissões de empresas nacionais para encontrar compradores estrangeiros (ou para encontrar as importações adequadas de fornecedores estrangeiros), ganhar comissões de empresas estrangeiras para encontrar companhias nacionais que irão comprar seus produtos (ou para encontrar fornecedores adequados e produtos de empresas nacionais).

5. Transporte e entrega

Uma das principais preocupações de quem entra no comércio internacional é com a logística. Imagine receber um pedido de um cliente de um país estrangeiro e precisar arranjar transporte e manuseio do produto. Existem empresas que ajudam a fazer isso e ganham bem prestando esse serviço. Considere entrar nesse mercado também.

6. Vendas pelo correio

Inclua um serviço de correio na sua operação de negócios. Fabricantes, lojas e outras empresas podem aumentar as suas vendas através deste método adicional de venda,
que é muito propício ao comércio internacional.

7. Marketing na Internet


Você também pode ampliar seu alcance aos clientes em todo o mundo por meio da internet. Métodos de obtenção de negócios estrangeiros incluem marketing de matriz, leilões online, lojas online e websites.

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