Como funcionam as bombas de filtro As bombas de filtro são um dispositivo motorizado utilizado para limpar a água em uma piscina ou lagoa. Um motor gira um rotor dentro da bomba, criando um vácuo que puxa a água para o equipamento. Primeiro, a água passa por um compartimento contendo uma peneira, que remove partículas grandes tais como folhas e galhos. Então, ele passa por um filtro, onde as partículas menores são excluídas. Finalmente, a água limpa é devolvida à lagoa ou piscina através de um tubo de saída.

Dependendo da utilização pretendida, uma bomba de filtro pode ser submersível ou externa. Muitas pessoas que mantêm tanques de peixes ornamentais preferem o uso de bombas submersíveis, porque estas máquinas podem ser escondidas sob a água. Alguns especialistas recomendam o emprego de bombas submersíveis apenas para lagoas de menos de 3.785 litros de água. Para lagos maiores, os especialistas recomendam bombas externas, que são mais fáceis de acessas para a limpeza e ainda podem ser escondidas por trás de arbustos ou rochas. Piscinas podem ser limpas com qualquer tipo de bomba de filtro.

Filtros para uma bomba de filtro de piscina são geralmente feitos com terra diatomácea (DE), areia, ou um cartucho contendo uma tela dobrável extremamente fina. DE é um material barato e amplamente disponível, e muitos especialistas consideram os filtros de DE como os mais eficientes. Isso ocorre porque os esqueletos fossilizados diatomáceos, que são tipos de algas componentes da DE, agem como esponjas minúsculas capazes de reter partículas pequenas, medindo de 3 a 5 microns.

bombas de filtro Os modelos de bombas de filtros para piscinas têm a intenção de remover os contaminantes físicos e biológicos. Em contraste, as bombas de filtros usadas em lagoas são destinadas a permitir que as bactérias úteis permaneçam na água, e por isso estes equipamentos são produzidos de materiais diferentes do que as bombas de filtros de piscina. Os materiais de filtragem usados em uma bomba de filtro da lagoa podem incluir carbono ativado, espirais de fita feita especialmente de plástico, e uma variedade de outros materiais sintéticos.

Além de escolher um local apropriado e o método de filtração para uma bomba de filtro, pode-se também considerar a pressão da bomba e o volume. A pressão da bomba determina a rapidez com que a água vai circular por meio de um lago ou piscina, enquanto o seu volume determina o quanto de água é distribuída. A combinação certa de pressão e volume manterá um lago ou piscina ainda mais limpos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos