Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, Estados Unidos, desenvolveram uma nova classe de materiais nanoestruturados que poderão ser utilizados para reduzir vibrações em equipamentos mecânicos industriais e até mesmo em dispositivos eletrônicos de uso corrente.

"Os blocos básicos em nanoescala que nós desenvolvemos têm aplicações tanto micro quanto macro", afirmou Nikhil Koratkar, um dos autores do artigo publicado na revista Nature Materials. Eles poderão "reduzir e controlar vibrações no interior de estruturas e irão beneficiar o desempenho, a segurança e a confiabilidade das futuras máquinas industriais, dos equipamentos sensíveis de laboratórios e dos equipamentos eletrônicos utilizados no dia-a-dia", conclui.

Os pesquisadores construíram o novo material adicionando uma carga de nanotubos de carbono a materiais tradicionalmente utilizados para o controle de vibrações, com o objetivo de melhorar sua capacidade de dissipação de energia. Ao adicionar grandes quantidades de materiais de preenchimento, eles aumentaram a área superficial do material, aumentando o efeito de deslizamento que ocorre na interface carga-absorvente. O resultado foi a redução nas vibrações, que passaram a ser assimiladas em maior intensidade por esse efeito de "escorregamento". Além de Koratkar, o artigo é também assinado pelos pesquisadores Pulickel Ajayan, Pawel Keblinksi e Jonghwan Suhr.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos