Brasil sobe no ranking de países mais confiáveis para se investirO Brasil alcançou o terceiro lugar no ranking FDI Confidence Index 2011, da consultoria global A.T. Kearney, que indexa os países mais confiáveis para se investir na opinião de executivos das principais empresas do mundo. Já os Estados Unidos caíram de segundo para o quarto lugar, perdendo para China (1º), Índia (2º) e o Brasil, que subiu uma posição desde o ano anterior.

Os países emergentes foram o destaque da lista, com a China mantendo seu lugar no topo desde 2002. O Brasil foi considerado pelos entrevistados como "um imã de oportunidades", por atrair mais da metade do total de investimentos diretos na América Latina neste ano - grande parte deles vindos da própria China, especialmente nos setores de energia e commodities.

O estudo apontou que as questões políticas em torno do orçamento federal, a instabilidade financeira e a queda dos gastos do consumidor foram os principais fatores que abalaram a confiança nos EUA em 2011.

Mais de 60% dos entrevistados afirmaram que seus investimentos seriam afetados negativamente pela dívida dos Estados Unidos. Mesmo assim, o país continua a ser uma potência de mercado mundial, recebendo a maior parte dos investimentos globais.

O ranking da confiança tem ainda Alemanha (5º), Austrália (6º), Cingapura (7º), Reino Unido (8º), Indonésia (9º) e Malásia (10º).

A consultoria A. T. Kearney entrevistou executivos de companhias de 17 setores industriais, em 27 países. Juntas, as empresas somam mais de US$ 1 trilhão em vendas globais anuais.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia