Aplicações da acetona na indústriaA acetona é um composto orgânico volátil (VOC), que é considerado como tendo baixa toxicidade, embora o uso indevido do produto pode causar sérios problemas. Há uma série de usos para a acetona como um dos tipos mais comuns de suprimentos industriais, incluindo sua aplicação em produtos químicos, solventes e removedores de esmalte.

A formulação e a produção de outros produtos químicos representam até 75 por cento de todas as utilizações possíveis da acetona. A acetona é aproveitada na fabricação de metacrilato de metila (MMA) e bisfenol-A (BPA).

Os usos finais da acetona em relação ao MMA e BPA abrangem plásticos, produtos de acrílico e janelas. A produção de televisores de tela plana e monitores de cristal líquido envolve os MMAs ou metacrilatos. O uso de metacrilatos da acetona também pode auxiliar na produção de vernizes, esmaltes e selantes. BPA é um ingrediente essencial utilizado na produção de resinas de policarbonato, tendo uma vasta gama de utilizações na indústria eletrônica e de automóveis.

Quando a acetona é utilizada como solvente, isto significa que a função da acetona é dissolver alguns produtos químicos. Vazamentos perigosos de gás, óleo ou tinta pode ser resolvidos com um solvente, como a acetona. Já os eletricistas podem usar a acetona como um desengordurante. Laboratórios químicos empregam a substância na limpeza De recipientes de vidro e utensílios. A indústria farmacêutica depende muito do uso de acetona como solvente na formulação de novos medicamentos.

acetona Além de produtos químicos e solventes, outros usos para acetona existem na produção de cosméticos e de uso doméstico, além de produtos para cuidados pessoais. O removedor de esmalte, por exemplo, é um produto cosmético muito conhecido pelas mulheres.

Mesmo que a maioria dos usos de acetona seja considerada de base química ou industrial, a pequena porção de aplicações no ambiente de trabalho e em casa pode apresentar alguns riscos potenciais à saúde. A acetona é considerada uma das soluções químicas menos prejudiciais, no entanto, o uso inadequado ou a exposição prolongada à acetona causa dor de cabeça, perda de memória e tonturas. Sonolência, náuseas e perda de consciência também podem ocorrer se os produtos à base de acetona não forem usados adequadamente.

As características físicas e químicas da acetona contribuem para a vasta gama de utilizações do suprimento. A acetona é um líquido incolor com um odor forte e este líquido facilmente se evapora no ar, se dissolve em água e é altamente inflamável. Fabricantes de produtos químicos podem produzir acetona, mas esta substância também é encontrada no meio ambiente como um componente que ocorre naturalmente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais