Controle de erosão do solo

Controle de erosão do soloControle de erosão do solo é um processo comumente empregado na construção, no paisagismo e em outros campos destinados a impedir que o solo, rochas, plantas, materiais orgânicos e outros elementos ambientais sejam removidos pelo vento ou por intermédio da chuva. Controlar a erosão pode ser muito importante, já que a remoção de certas características da paisagem prejudica gravemente o valor estético ou funcional de um determinado pedaço de terra.

Em alguns casos, como quando estruturas são construídas sobre ou perto de áreas de mata, a erosão pode até mesmo representar riscos para a integridade das próprias estruturas das construções. Engenheiros civis, paisagistas, ambientalistas, engenheiros florestais e outros profissionais ligados ao meio ambiente utilizam inúmeras técnicas, que vão desde o plantio generalizado de plantas com raízes fibrosas até o desenvolvimento de sistemas de drenagem elaborados, com a finalidade de controle de erosão do solo.

Alguns métodos de controle de erosão visam simplesmente a desviar as forças que causam a erosão da superfície de interesse. As chuvas, por exemplo, tendem a derrubar encostas pela força das águas e, através de aberturas no solo, levam os detritos sólidos com elas. Uma possível técnica de controle de erosão é simplesmente instalar um sistema de drenagem para retirar o excesso de água que se acumula na terra durante o período de chuvas intensas. Esse método não pode sanar completamente ou prevenir o problema, mas consegue manter a maioria do fluxo de água para longe da superfície em questão. Em muitos casos, o desenvolvimento de tal sistema de drenagem significa apenas cavar um caminho para a água, um processo que pode ser feito com pouco ou nenhum custo.

métodos de controle de erosão Contudo, os sistemas de drenagem eficazes nem sempre são os melhores métodos para controle de erosão. Eles podem, por exemplo, diminuir o valor estético de uma área, ou a erosão em si pode ser provocada por algo que não seja a água. Em tais casos, geralmente é necessário reforçar a superfície em erosão de alguma forma. Algumas plantas, por exemplo, são úteis, porque as suas raízes fornecem um tipo de “rede” de proteção para sustentar o solo e impedir que ele seja varrido ou desintegrado.

Métodos mais drásticos de controle da erosão são, por vezes, necessários, especialmente em solos íngremes, pistas de areia, com pouca sustentação natural. Algumas pessoas, por exemplo, optam por colocar esteiras fibrosas em cima ou embaixo de uma camada de solo para evitar a erosão. Outras opções incluem muros de contenção, que, quando bem instalados, fornecem áreas de forte apoio para o solo, evitando a erosão em larga escala.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password