O que é tempo de usinagemTempo de usinagem é um termo usado para descrever a quantidade de tempo gasta por uma máquina de corte ou fresagem com a finalidade de alterar uma peça a ser usinada. É parte do que é conhecido como o tempo de ciclo de máquina, ou seja, é a quantidade total de tempo que leva para carregar e descarregar um material, bem como a quantidade de tempo que leva para realmente cortar esse material. O tempo de usinagem pode ser calculado automaticamente em sistemas CNC.

Tempo de processamento é outro termo sinônimo de tempo de usinagem. Este cálculo mede apenas casos em que o instrumento cortante de uma máquina faz cortes ou retira material de uma peça. Por exemplo, no caso de uma peça de madeira que será cortada em uma serra de bancada, o tempo de usinagem é contado a partir do momento em que a lâmina de corte da serra começa a talhar o material, o que significa que a lâmina está em movimento e ativamente corta o material para processamento. Um exemplo disso seria quando o instrumento de corte ou fresagem está sendo movido para uma nova posição sobre o material em preparação para receber outro tipo de corte.

Uma empresa pode tentar calcular o tempo de usinagem de uma peça de metal para várias máquinas para descobrir onde a produtividade desacelerou e como ela pode ser melhorada. Uma máquina, por exemplo, com um tempo de usinagem lento, pode ser atualizada ou substituída por uma ferramenta mais eficiente e com capacidade de completar a mesma tarefa em menos tempo no total.

usinagemAlguns tipos de máquinas podem combinar funções de eliminar a carga e a descarga, melhorando assim a eficiência de um processo de usinagem. As empresas também usam esse cálculo para determinar o custo total do produto acabado, o que pode ser parte de uma fórmula que inclui o custo das matérias-primas, o tempo de usinagem, os custos de embalagens, custos de transporte, e assim por diante.

Outra razão importante para determinar o tempo gasto com o processo de usinagem refere-se a evitar danos às máquinas e saber quando a manutenção pode ser uma atividade necessária. Um fabricante pode recomendar um programa de manutenção baseado em quanto tempo é gasto com a máquina em operação, recomendando também a substituição de instrumentos de corte após um determinado período de uso.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica