O que são salas de máquinas

O que são salas de máquinasSalas de máquinas são espaços reservados nas fábricas, grandes indústrias, escritórios e outros edifícios para abrigar os equipamentos principais ou as máquinas que são utilizadas na operação geral da instalação. Às vezes referida como uma sala central de equipamentos ou sala de operações, a sala de máquinas mantém os painéis de comutação telefônica, controladores e outros equipamentos necessários para o funcionamento de uma rede de computadores local. Interruptores que controlam o fluxo de eletricidade e outros dispositivos.

Em muitas instalações, o acesso a uma sala de máquinas é restrito. Somente aqueles que são treinados para trabalhar com o equipamento instalado dentro da sala estão autorizados a entrar no recinto em circunstâncias normais. Exceções a esta regra seriam os proprietários do edifício, ou principais executivos ou funcionários a quem são concedidas as chaves ou os códigos de acesso em caso de emergência. A idéia por trás deste nível de segurança é garantir que terceiros não autorizados não consigam entrar no espaço e comprometer a eficiência de qualquer um dos equipamentos instalados.

sala de máquinasEnquanto a climatização e as condições gerais que são mantidas em uma sala de máquina irão variar de acordo com o tipo de equipamentos abrigados na área, e existem alguns princípios básicos que tendem a ser aplicados em todos os tipos de salas de equipamentos. O grau de temperatura e umidade é mantido a um nível constante durante todo o ano, o que ajuda a suportar a função eficiente dos componentes sensíveis e elétricos. Não é incomum o espaço ser revestido com painéis acústicos que ajudam a abafar o ruído fora do espaço.

Devido à importância da sala de máquinas para o funcionamento global da instalação, fontes de alimentação de backup normalmente são mantidas dentro do espaço. Em caso de falta de energia, estas fontes de energia auxiliam, muitas vezes, a manter a iluminação e evitar a perda de quaisquer dados recentemente inseridos nos sistemas de computadores dentro do edifício. A fonte de alimentação de backup também ajuda a manter os sistemas de extinção de incêndios que estão instalados no recinto, permitindo assim que os elevadores e outros serviços essenciais possam continuar operando enquanto o prédio está sendo evacuado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password