Sobretensão em elétrica

Sobretensão em elétricaO termo sobretensão é mais usado frequentemente para se referir a condições de tensão em linhas de energia, indicando as condições de tensão superiores às quais os circuitos elétricos suportam em um sistema de energia. Pode também se aplicar a objetos eletricamente potentes, como computadores, para indicar que a tensão que passa pelo objeto é maior do que aquela para a qual o objeto é avaliado. Para uma empresa de energia elétrica, o termo sobretensão é por vezes utilizado para descrever um nível contínuo de tensão na faixa designada para a linha de alimentação, um problema que pode afetar a eficiência eletrônica e energética em todos os edifícios ligados à área de energia com defeito da linha.

As sobretensões de energia elétrica mais prejudiciais são causadas por um excesso de oferta de eletricidade. Quando as sobretensões nos circuitos elétricos são causadas por raios, a potência de energia pode variar em centenas de quilovolts (kV), e os níveis de alta tensão podem desarmar fusíveis e danificar o equipamento elétrico mais sensível. Estas condições de alta tensão prejudicam o funcionamento de equipamentos elétricos e causam blackouts de energia nas áreas circundantes. A sobretensão devido a relâmpagos é uma das causas naturais mais comuns de interrupções de energia. Também pode ser gerada por uma súbita queda no uso de energia, como se um grande aparelho de potência de sucção, tais como uma unidade central de ar condicionado que é subitamente.

sobretensões de energia elétrica Equipamentos frágeis que podem ser danificados por picos de alta tensão normalmente se beneficiam da proteção contra as mudanças de energia. Sistemas que fornecem proteção contra sobretensão também podem ser chamados de sistemas de otimização de tensão. O tipo mais comum de proteção contra sobretensão é um estabilizador, que possui circuitos para fornecer proteção contra a sobretensão aos aparelhos elétricos conectados ao estabilizador.

Alguns especialistas em computação aplicam testes de análise de sobretensão em um computador para fazer com que ele funcione mais rapidamente em um processo chamado overclocking. O fornecimento demasiado de tensão para um computador pode causar danos irreparáveis ao hardware se o overclocking não for feito corretamente e com base nos devidos cuidados. A causa mais comum de dano a um computador quando ocorre o overclocking é o superaquecimento do processador do computador. Executar um computador mais rápido do que o recomendado produz mais calor, por isso, é usar um sistema de arrefecimento avançado para remover o excesso de calor produzido na operação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password