Danone e Nestlé fecham fábricas ociosas na China

O conglomerado global formado pelas indústrias de alimentos Danone e Nestlé disse que vai fechar algumas fábricas na China, e muitos analistas destacam que esta medida se deve à forte concorrência dos players nacionais no mercado de alimentos chinês.

O grupo francês Danone irá suspender as operações em uma de suas duas fábricas de iogurte na China, enquanto a empresa suíça Nestlé vai paralisar uma de suas três fábricas de sorvetes, disseram as empresas à AFP.

Analistas disseram que os fabricantes de produtos lácteos estrangeiros têm se esforçado na China, onde as empresas locais, como Sanyuan Group, Inner Mongolia Yili Industrial Group e China Mengniu Dairy são melhores reconhecidas e fazem produtos similares por um preço mais barato.

“As empresas estrangeiras comercializando tais produtos na China não têm vantagem competitiva”, disse Ma Wenfeng, analista da Beijing Orient Agribusiness Consultant Ltd.

“Cada região tem suas próprias marcas locais que são mais reconhecidas. Por exemplo, Xangai tem a Sanyuan e no norte da China há a Mengniu”.

Mas o porta-voz da Danone, Xu Jie, negou que a suspensão do trabalho na fábrica de Xangai é devido à concorrência local, dizendo que a empresa está “trabalhando em um novo plano e está mais centralizado nas estratégicas para os produtos lácteos frescos no mercado chinês”.

“A condição de forte concorrência tem existido há tantos anos. Estamos apenas trabalhando em uma série de avaliações para melhorar o nosso negócio”, disse a empresa à AFP.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password