Sala de comandos elétricos

Sala de comandos elétricosUma sala de comandos elétricos é um recinto designado para conter equipamentos elétricos em um edifício comercial, hospitalar ou num ambiente industrial. Este centro de distribuição de energia elétrica é normalmente localizado em um edifício industrial, embora possa também ser encontrada em áreas residenciais.

Normalmente, as salas de comandos elétricos são construídas de acordo com o tamanho dos edifícios, ou seja, quanto maior o edifício, maior a sala. Já os edifícios ou instalações de produção menores contêm salas de comandos elétricos menores, porque abrigam menos equipamentos e máquinas. Edifícios ou instalações que sejam extremamente grandes e que requerem mais energia para seu funcionamento podem até contar com uma sala elétrica principal que se ramifica em salas ou departamentos de menor porte.

Em muitos casos, a sala é identificada com uma placa de sinalização, a fim de auxiliar os profissionais em serviço de manutenção. Estas sinalizações também são importantes para evitar o acesso de pessoas que não pertencem ao local e que não devem permanecer nele. O isolamento do local é também uma forma de evitar riscos de acidentes.

A concepção de uma sala elétrica envolve organização e limpeza, e deve atender aos códigos de segurança elétrica durante e após a construção. A maioria das salas de comando elétrico é projetada para ser ampla, com corredores largos e com equipamentos afixados de modo seguro, com a proteção de painéis e grades. A área deve ser bem iluminada para permitir o melhor acesso aos controles do sistema elétrico. Mecanismos de resistência ao fogo são muitas vezes instalados nesses ambientes, fornecendo o máximo de segurança e proteção às máquinas, aos circuitos e aos funcionários.

sala elétricaA energia da usina local normalmente flui para dentro da sala elétrica através de fios condutores e em disjuntor ou fusível, que também podem variar em termos de tamanho. Estes dispositivos são normalmente controlados por interruptores que podem ser ligados ou desligados de acordo com as necessidades da instalação. Dependendo do número de salas e do tamanho de um prédio, a sala elétrica pode conter uma ou várias caixas de disjuntores, que são normalmente mantidas em livre acesso em caso de emergência.

Dentro de cada caixa do disjuntor estão uma infinidade de diferentes fios coloridos, disjuntores individuais, cabos, bem como interruptores de corte para diferentes seções do prédio. O arranjo de cada caixa de disjuntor é suscetível de variação e não deve ser alterado ou adulterado sem o conhecimento adequado. A maioria das caixas de disjuntor mostra um diagrama de como elas devem ser organizadas e utilizadas no interior do painel, e isso pode ser útil quando se tem de utilizar o conteúdo da caixa de disjuntor.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password