Como o risco político influencia o comércio internacional

Como o risco político influencia o comércio internacionalO conceito de risco político no comércio internacional é baseado na existência de possíveis ameaças de instabilidade política e ilegalidade na área de investimento para as empresas. Depois que uma empresa deixa o mundo basicamente padronizado do direito empresarial doméstico, o ambiente global é bem diferente. A maioria dos estados pode usar do poder político para extrair mais investimentos de uma companhia. E como o risco político influencia o comércio internacional?

Tipos

Existem dois tipos gerais de risco político que afetam os negócios internacionais: riscos firm-specific são as ameaças que visam um negócio específico ou classe de negócios. Isso é, muitas vezes, um problema para investimentos estratégicos, tais como ouro, metais e petróleo e gás. Esses riscos geralmente giram em torno de tratamento discriminatório ou expropriação de bens. Riscos específicos de cada país são aqueles que não são direcionados para uma empresa específica, mas que afetam todo um país ou região, e incluem fatores como a desvalorização da moeda, rebeliões locais ou a possibilidade de nacionalização.

Características

Qualquer risco político interrompe o fluxo normal de prática de negócios. Ameaças específicas a uma empresa podem ser tratadas por meio de contratos de comércio regulares com a entidade estrangeira, de modo que as ameaças de retaliação podem ser eficazes. Por outro lado, um risco regional ou nacional não é tão fácil de lidar, uma vez que essas práticas são direcionadas a um local ou governo específico. As empresas podem lidar com isso tendo planos de contingência detalhados escritos por gestores de risco qualificados.

Significado

Como o risco político influencia o comércio internacionalRisco político é uma variável importante na forma como o negócio é administrado. É claro, portanto, que as empresas devem trabalhar para se proteger da possibilidade de expropriação, lutas trabalhistas, infraestrutura precária, terrorismo ou problemas de moeda. A empresa deve contratar um gerente de risco com profundo conhecimento da região onde atua ou pretende atuar. Riscos devem ser monitorados constantemente, já que a capacidade de gerenciar riscos aumenta o desempenho da empresa e, mais importante, mantém a confiança dos acionistas.

Função

A função geral do risco político e seu efeito na economia é forçar a empresa a fazer monitoramento atento de seus riscos. Caso contrário, especialmente no mundo em desenvolvimento onde a instabilidade é endêmica, a empresa está apostando, essencialmente, na boa vontade do Estado ou dos grupos poderosos que podem se opor. Em última análise, a função de risco aqui é para otimizar a tomada de decisões e para proteger os investimentos.

Benefícios

Empresas investem no exterior para acessar novos mercados, contratar mão-de-obra barata ou para estar mais perto das fontes de matérias-primas. Risco político no mundo em desenvolvimento aumenta substancialmente os custos de fazer negócios. Mas a própria existência do risco político a partir de qualquer local pode ter o benefício oculto de forçar a empresa a seguir rigorosamente as leis locais, construir laços com a população local, aumentar a participação nos lucros locais e garantir os esforços da empresa para ter um relacionamento sólido, trabalhando com o partido do governo e da população local.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password