Petrobras orienta estudantes sobre carreiras técnicas

Petrobras orienta estudantes sobre carreiras técnicasA Petrobras acaba de colocar no ar o site Profissões do Futuro, que tem como objetivo mostrar a estudantes as oportunidades de carreira em nível técnico nos setores de petróleo e gás, energia e na indústria naval. Até 2015, mais de 50 mil vagas por ano devem surgir nessas áreas.

O site é uma nova etapa do Programa Profissões de Futuro, que promove palestras para alunos dos níveis médio e técnico, e do último ano do Ensino Fundamental, distribuídos por escolas nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com o lançamento do site do Programa, o alcance das informações ganha dimensão nacional.

A ampla carteira de projetos da empresa petrolífera nos próximos anos vai movimentar toda a cadeia produtiva do setor de petróleo, gás e energia, da

construção civil

aos estaleiros, com investimentos previstos de US$ 224,7 bilhões. Assim, aumenta cada vez mais a demanda por profissionais qualificados para áreas operacionais.

Se, na Petrobras, os técnicos de nível médio já representam 2/3 dos empregados, estima-se que, na cadeia de fornecedores, essa proporção seja ainda maior. Há uma demanda crescente e a oferta de profissionais precisa aumentar na mesma proporção. Esse cenário faz com que a empregabilidade das carreiras técnicas de nível médio supere as das outras categorias.

O que é o Profissões do Futuro?

Petrobras orienta estudantes sobre carreiras técnicas Estudantes e professores têm espaços próprios no site do Programa. O conteúdo inclui cenário da indústria de petróleo, gás e energia, notícias, informações sobre o mercado de profissões de nível técnico e informações úteis para a qualificação profissional, com links para o trabalho desenvolvido e as oportunidades oferecidas pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras e o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

O site tem ainda uma lista de cursos e profissões (como, por exemplo, caldeireiro, desenhista projetista, mecânico embarcado em navio e operador de plataforma de petróleo), além de links com depoimentos de profissionais de carreiras técnicas, contando as atribuições e o dia a dia em seus respectivos ambientes de trabalho.

A criação do programa Profissões de Futuro privilegiou o jovem que está se formando ou precisa escolher uma profissão.

O programa foi desenvolvido com o apoio do sistema educacional federal – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Tecnológica – Setec, secretarias de educação estaduais e municipais, escolas de Ensino Médio e Fundamental, escolas técnicas federais, Sistema S (Senai, Senac, Sesi) e entidades ligadas à cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password