Por que ser um engenheiroA engenharia é um dos campos mais amplos da carreira industrial. É possível escolher entre muitas opções diferentes - engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia ambiental, etc -, o que torna a profissão ainda mais eclética e interessante.

Se você ainda tem dúvidas sobre por que ser um engenheiro, veja alguns fatores que podem influenciar sua escolha de carreira.

Diferentes possibilidades de trabalho

Os engenheiros têm habilidades altamente transferíveis. Mesmo se você não trilhar o caminho da engenharia propriamente dita, eventualmente suas qualidades em matemática, resolução de problemas e habilidades de inovação podem ser usados em inúmeros setores e em várias empresas. Existem engenheiros que trabalham com administração, educação, comunicação, no serviço público, etc.

Diversas oportunidades

Uma qualificação em engenharia é um passaporte para garantir um emprego. Por quê? Porque os engenheiros estão em falta e procura de competências de engenharia torna-se maior a cada ano em diferentes países e setores profissionais.

Ajude a salvar o planeta

Engenharia é a chave para combater as mudanças climáticas, certamente o maior desafio que o mundo enfrenta atualmente. A fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa de automóveis, aquecimento de nossas casas, aviões e processos industriais, devemos usar as habilidades de engenheiros para desenvolver novas tecnologias e beneficiar o meio ambiente.
Por que ser um engenheiro
Ajude o Brasil a crescer

A demanda por engenheiros no Brasil só aumenta. O chamado apagão de mão-de-obra é mais evidente na engenharia, porque o país está em uma ótima fase de desenvolvimento, mas os 32 mil engenheiros que se formam todos os anos não são suficientes para acompanhar o crescimento. Seria necessário dobrar esse número nos próximos anos.

Você pode viajar o mundo

Com qualificaçõs em engenharia, o mundo inteiro é o seu local de trabalho. Você pode trabalhar em fabricação na Ásia, construir um parque eólico na Califórnia ou uma barragem hidrelétrica na Rússia. O denominador comum é que os engenheiros estão na vanguarda de cada um desses projetos.

Conhecimento constante

A engenharia é um campo muito amplo. Como a ciência e a tecnologia estão em constante inovação, sempre haverá novos problemas para resolver, você raramente se sentirá entediado. Ao contrário de outros trabalhos que exigem que você faça a mesma coisa todos os dias, o trabalho de um engenheiro é bem variado e exige acompanhamento das últimas novidades da tecnologia.

Muitos desafios

O profissional de engenharia precisa sempre encontrar novas maneiras de resolver problemas. Se você realmente quer ser um engenheiro, os desafios que vai enfrentar só tornam as coisas mais interessantes. Superar obstáculos vai ajudar a aguçar a sua mente, ajudando você a lidar com os problemas não só na engenharia, mas na vida também. Para isso, é preciso criatividade e agilidade.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial