Atuador eletromecânico

Atuador eletromecânicoUm atuador eletromecânico é um dispositivo que converte a eletricidade em força mecânica, de tal forma a realizar algum tipo de trabalho, na maioria das vezes fisicamente movendo algum objeto ou dispositivo. Eles podem ter uma gama muito ampla de formas, tamanhos e designs, mas todo o trabalho acontece no mesmo princípio básico de conversão de eletricidade para força motriz. A força motriz gerada pode ser utilizada para mover grandes portas, para operar interruptores, classificar sistemas de transporte, ou mover as válvulas. Em alguns casos, um atuador eletromecânico pode ser projetado para segurar um objeto ou para evitar um tipo particular de movimento.

Cada dispositivo que converte diretamente energia elétrica a algum tipo de movimento é um atuador eletromecânico. O número de dispositivos abrangidos pelo presente termo é extremamente grande. Vários tipos principais cobrem uma percentagem muito grande destes dispositivos, no entanto, e eles são classificados de duas maneiras, pelo tipo de mecanismo que converte a eletricidade ao movimento e pela direção do movimento realizado.

Um dos dispositivos mais comuns deste tipo é o atuador linear. Um atuador linear move-se em linha reta. Um atuador linear eletromecânico é usado para mover objetos como persianas nas janelas, portas deslizantes, a posição de uma ferramenta ou outra máquina, ou para mover as superfícies de controle de vôo em aeronaves. Estes são apenas alguns exemplos mais comuns em todas as fases da indústria e da vida diária. Um atuador rotativo se move com um movimento giratório ou rotativo, tal como um ventilador girando.

Atuadores linearesAtuadores lineares podem converter eletricidade para movimento em uma das duas formas principais, através de um motor elétrico e por meio de piezoeletricidade. Motores elétricos utilizam uma corrente elétrica que cria um campo magnético, o que resulta em movimento rotativo de um eixo ou a roda. Para atuadores lineares, este movimento rotativo é convertido em movimento linear através da utilização de engrenagens ou um tipo de montagem chamado de parafuso e transdutor de parafuso. Este consiste essencialmente de dois cilindros com sulcos helicoidais pareados que estão em paralelo e em contato uns com os outros. Um deles é virado pelo motor elétrico, e conforme gira, gira outros cilindros, movendo-o em uma forma linear.

Atuadores piezoelétricos usam um fenômeno chamado de piezoeletricidade, na qual certos materiais geram uma carga elétrica fraca quando submetidos à pressão física. As forças e os encargos gerados são frequentemente muito pequenos, e estes tipos de atuadores também são pequenos. Eles são usados em aplicações em que uma grande precisão é desejada.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password