Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Conhecimento de embarque aéreo ou airway bill

Conhecimentos aéreos são conjuntos de normas, seguindo a forma padrão da International Air Transport Association (IATA). Eles são emitidos pelas companhias aéreas ou seus agentes

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


Conhecimento de embarque aéreo ou airway billEm logística, conhecimento de embarque aéreo é uma prova documental do contrato de transporte entre o embarcador e o transportador.

Serve também como um recibo de mercadorias para expedição - uma nota de despacho, tendo uma lista de todos os documentos que a acompanham e quaisquer instruções especiais dada pelo remetente - uma forma de fatura para o transporte das mercadorias - um documento de desembaraço aduaneiro, um recibo de entrega ou um certificado de seguro (se a cobertura do seguro foi organizada pela companhia aérea).

Cada air way bill (AWB) consiste em um conjunto de três originais:

  • Original 1 (verde) - retida pelo transportador (companhia aérea) - assinada pelo expedidor
  • Original 2 (vermelha) - encaminhada para o destinatário - assinada pelo expedidor e o transportador
  • Original 3 (azul) - devolvido ao remetente - assinada pelo expedidor e pelo transportador no momento da recepção da mercadoria para o trânsito e pelo menos mais 6 cópias (sem assinatura) para o uso de despachantes, agentes aduaneiros, etc.

Quem emite o conhecimento aéreo?

Conhecimentos aéreos são conjuntos de normas, seguindo a forma padrão da International Air Transport Association (IATA). Eles são emitidos pelas companhias aéreas (ou seus agentes credenciados) e cada um tem um número de série, o nome e o número de identificação de três dígitos da companhia aérea emissora.

A companhia aérea contratante ou principal pode emitir um AWB para cobrir todo o percurso, mesmo quando, como é bastante comum, as partes do percurso são feitas por outras companhias aéreas.

Muitas companhias aéreas de seus agentes imprimem seus próprios AWB eletronicamente. A eles são atribuídos um conjunto de números AWB e impressos os números de série e número de identificação nos formulários próprios. Estes AWB “não-marcados” podem ser chamados de "AWB neutro".

Conhecimento de embarque aéreo ou airway billA IATA estabelece que o AWB deve ser preenchida pelo remetente ou em seu nome. O AWB pode ser preenchido pela companhia aérea, ou por um agente IATA, mas em nome do expedidor. O remetente é responsável pelo fato de que a informação dada sobre o AWB está correta e completa: isso significa que ele é responsável por quaisquer danos materiais ou ferimentos em pessoas que podem resultar de informações falsas.

Um conhecimento aéreo não é um documento de título, não é negociável. Um conhecimento aéreo é um documento que tem a mesma importância no transporte aéreo de carga que um Bill of Landing tem no frete marítimo. No entanto, enquanto um Bill of Landing é um documento de título - ou seja, documento que comprova a propriedade dos bens mencionados nele e que podem ser comprados e vendidos, autorizando o comprador a propriedade dos bens) - um AWB não pode ser usado desta forma.

As palavras "não negociável" são impressas no topo da Air Waybill, e o documento não deve ser alterado.

As regras do tráfego aéreo internacional foram estabelecidas pelo Tratado de Varsóvia. Cada modo de transporte internacional é regulado por uma convenção ou acordo internacional que padroniza a documentação e o contrato de transporte e as regras sobre questões jurídicas relativas ao transporte internacional de bagagens, bens ou pessoas.

A convenção que se aplica ao transporte aéreo é o Tratado de Varsóvia (alterado em Haia, em 1955).

A International Air Transport Association (IATA) é uma organização não-política internacional organização , com sede em Montreal e em Genebra, que também norteia as normas internacional de transporte aéreo.

A associação é aberta a todas as companhias aéreas regulares matriculadas em países elegíveis para a adesão da International Civil Aviation Organization (ICAO– um ramo da Organização das Nações Unidas). Companhias charter não são elegíveis para a adesão.

Os objetivos da IATA são promover o tráfego aéreo comercial com maior velocidade, segurança e eficiência. Cerca de 80% de todas as companhias aéreas são membros da organização.

No site Aprendendo a Exportar, do Governo Federal, é possível encontrar um modelo de conhecimento de embarque.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google