Método de austêmpera

Método de austêmperaO método de austêmpera é uma forma de tratamento térmico utilizado em metais ferrosos, tais como ferro e aço, para melhorar as propriedades mecânicas do metal. O metal é aquecido até atingir um estado austenítico e, então, rapidamente se resfria, mas é mantido a uma temperatura suficientemente alta para prevenir a formação de martensita por um período prolongado. Metais austemperados têm alguns aspectos melhorados, como força, tenacidade e resistência à distorção, ao desgaste e à fragilização por hidrogênio, e são frequentemente utilizados em peças de máquinas.

Na primeira parte do processo de austêmpera, o metal é aquecido a uma temperatura entre 732 °C e 1394 °C. Isso faz com que o metal seja submetido a uma transição de fase que muda a estrutura cristalina, na qual os átomos de ferro são organizados, transformando-se em austenita. A austenita é então resfriada, geralmente em um banho de sal de nitrato de fundição, a uma temperatura entre 232 °C e 399 °C. Em seguida, é mantida a essa temperatura por um período de tempo que varia de alguns minutos a várias horas. A quantidade de tempo que o metal é mantido no banho de sal e as temperaturas precisas usadas em ambas as fases variam de acordo com a composição do metal ferroso e com as propriedades mecânicas desejadas no produto final.

aço austemperadoO processo de austêmpera difere-se do tratamento térmico convencional, que rapidamente trata a austenita em água ou óleo, normalmente à temperatura ambiente. Isso produz uma forma de aço chamada martensita. A martensita é bastante dura, mas altamente frágil e necessita de calor ainda mais durante o tratamento, um processo chamado têmpera, para se tornar dúctil o suficiente para usar.

Geralmente, o resultado da austêmpera depende do material utilizado. O aço austemperado se torna uma forma de aço chamada de bainita, que é mais dúctil do que martensita e não requer têmpera adicional. Também é mais forte e mais resistente ao desgaste. Os resultados do ferro dúctil austemperado criam uma estrutura chamada ausferrite, que tem maior força em relação à sua ductilidade do que os produtos feitos por tratamento térmico padrão.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password