Certificação CE ou conformidade europeiaPara vender produtos e serviços para a União Europeia é necessário ter a certificação CE, que significa conformidade europeia (european conformity). A CE tem como objetivo resguardar a segurança do consumidor europeu contra produtos importados que estão fora dos padrões do continente. O processo de certificação CE é realizado por empresas de terceiros e os requisitos dependem do produto que você está importando.

Diretivas CE

A União Europeia coloca diferentes categorias de produtos sob a jurisdição de diferentes diretivas CE. Estas diretivas são responsáveis ​​por estabelecer as diretrizes de qualidade do produto em seus campos, e todos os produtos enviados para a UE que se classificam em uma diretiva devem ser certificados pela CE. Alguns exemplos de categorias diretiva são eletrônicos, itens que emitem ruído e itens que emitem resíduos.

Se o produto não se enquadra dentro de nenhuma diretiva não precisa ser certificado. Em guia de negócios para exportadores de comércio internacional, a União Europeia aconselha às empresas que elas tenham um representante autorizado a agir em nome da companhia para monitorar continuamente as mudanças nos requisitos das diretivas e negociar com funcionários da UE em seu nome.

Módulos

Para se tornar certificado pela CE, um produto é inspecionado de várias maneiras. Cada teste é um módulo separado. Estes módulos são utilizados para inspecionar a conformidade do produto. Eles verificam se um produto tem qualidade minimamente aceitável e também se o processo de produção respeita o meio ambiente. As operações são realizadas por agências aprovadas pela UE e devem ser realizadas para todos os novos produtos elegíveis à CE que pretendem entrar na União Europeia. Quando esses módulos são concluídos, a diretiva CE apropriada verifica se os números de identificação do produto estão armazenados no seu banco de dados.

Certificação CE ou conformidade europeiaMarca

Parte do processo de certificação é a imagem de marca dos produtos que são certificados pela CE. O logotipo da CE mostra aos consumidores que o produto já passou pelo controle de qualidade do CE. Todos os produtos que estão sob a jurisdição de uma diretiva devem ser marcados com "CE" , e aqueles que caem sob múltiplas jurisdições devem ser marcados por todas as diretivas aplicáveis. Produtos que não caem sob uma diretiva não estão autorizados a ser marcados. O fabricante é obrigado, ele próprio, a colocar o rótulo, que deve ser claramente visível na rotulagem do produto.

Nova Abordagem

Em 2010, a União Europeia estabeleceu princípios operacionais para a sua diretiva chamada "Nova Abordagem", que escolheu para enfatizar novos produtos sendo introduzidos na União Europeia em relação aos produtos existentes que não mudaram muito. Enquanto a inspeção de novos produtos de exportadores é priorizada sobre os produtos mais antigos, os estados da UE em que os produtos existentes que sofreram mudanças significativas serão considerado como novo na sua função e tratados de forma igual. Produtos destinados exclusivamente para a força militar e policial estão isentos deste processo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional