Bombas de deslocamento positivoBombas de deslocamento positivo movem líquidos, criando um desequilíbrio de pressão dentro de um ambiente fechado. Esse desequilíbrio faz com que o líquido se desloque de um local a outro em uma tentativa de equilibrar a pressão. Este tipo de bomba é usado apenas com líquidos e é um método simples para criar um fluxo constante.

Nos tipos de bombas de deslocamento positivo, há duas cavidades: uma cavidade de sucção em expansão, e uma cavidade de redução de descarga. No início do ciclo, a cavidade de sucção é menor do que a cavidade de descarga. Conforme os fluxos de líquido entram no equipamento, o lado de sucção se expande. Isso muda a pressão dentro da bomba, o que faz com que o líquido flua para a cavidade de descarga, a fim de equilibrar a pressão interna. Com o movimento dos líquido, a cavidade de sucção encolhe, recriando o desequilíbrio da pressão original.

Nenhuma cabeça de corte existe neste tipo de bomba, por isso certos cuidados devem ser tomados a fim de garantir que a válvula de alívio ou de segurança esteja em condições operacionais. O uso adequado dessa válvula garante que o equilíbrio de pressão apropriada seja mantido dentro do sistema de bombeamento. Se a cavidade de descarga está fechada, mas a bomba está operando, a linha ou tubo em que o líquido está se movendo poderá estourar. Isto seria causado pelo aumento da quantidade de líquido empurrado na direção da cavidade de descarga.

Existem duas classes principais de bombas de deslocamento positivo: alternativas e helicoidais, ou rotativas. Uma bomba de pistão também é conhecida como uma bomba de êmbolo ou bomba de diafragma. A bomba de pistão tem uma cabeça do cilindro, onde ambas as cavidades de sucção e descarga estão localizadas. Com o movimento para a frente, o êmbolo empurra o líquido para fora. O curso de admissão retrai o êmbolo e abre a cavidade de sucção para puxar o líquido para dentro do cilindro.

tipos de bombas de deslocamento positivoA bomba de pistão gera uma grande quantidade de energia desperdiçada nas extremidades opostas do ciclo de bombeamento. Uma bomba de diafragma usa o movimento do êmbolo, mesmo pressurizado, para mover o diafragma dentro da própria bomba. Este tipo de bomba industrial é aproveitado para materiais perigosos, uma vez que material do diafragma é usado para conter o líquido longe do operador.

A bomba helicoidal é utilizada em situações nas quais o líquido tem uma viscosidade elevada e uma suave ação de bombeamento é necessária. Estas bombas de deslocamento positivo utilizam dois rotores helicoidais em ângulo direito torcido para gerar uma taxa de pulsação baixa. Uma linha de vedação de forma triangular é usada em ambas as cavidades de sucção e descarga para assegurar um fluxo contínuo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos