Empresas japonesas estão pessimistas neste fim de ano

Empresas japonesas estão pessimistas neste fim de anoEm seu relatório trimestral, o Banco do Japão disse que o sentimento de confiança entre as grandes empresas do país está em queda – de mais dois há três meses atrás para menos quatro atualmente. Uma leitura de 100 seria o melhor humor possível, com menos 100 como o pior. A pesquisa é um dos fatores considerados pelo banco para estabelecer políticas econômicas.

Analistas disseram que o sentimento pode piorar se continuar a crise da Europa. “As empresas estão tomando posições mais cautelosas devido ao choque com a desaceleração da economia estrangeira e ao iene mais firme”, disse Yoshikiyo Shimamine, da Dai-Ichi Life Research Institute, em Tóquio.

“Dada a probabilidade de que as economias no exterior, incluindo os de países emergentes, vão desacelerar ainda mais, devemos estar cientes dos riscos de piora das perspectivas de negócios.

Empresas japonesas estão pessimistas neste fim de anoGolpes múltiplos

A economia do Japão se recuperou de uma recessão desencadeada pelo terremoto e o tsunami de 11 de março, mas como o impulso inicial das empresas era restaurar cadeias de abastecimento e instalações de produção de bens de consumo, as exportações e produção industrial podem desacelerar novamente.

Somam-se aos problemas os efeitos das inundações na Tailândia, que também interromperam cadeias de abastecimento no Oriente. A confiança também foi atingida pela diminuição da procura pela Europa e, assim, o crescimento desacelerou.

Outro efeito da incerteza na Europa e nos EUA tem sido que os investidores globais se voltaram para a moeda japonesa como um porto seguro, o que tem empurrado o preço do iene para cima no mercado financeiro internacional.

Para grandes exportadores, como Toyota Motors e Sony, isso reduz o valor dos seus lucros no exterior, quando eles retornam para o Japão e também os faz menos competitivos no exterior.

Alguns dos grandes fabricantes do Japão têm deslocado a produção para outros países para neutralizar este efeito.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password