O que é proteção contra sobrecargaNa maioria das vezes, proteção contra sobrecarga é um termo usado em referência aos sistemas elétricos. É um mecanismo de segurança destinado a prevenir ou minimizar os danos que podem ocorrer a partir de avarias elétricas. Geralmente, se ocorrer um problema dentro de um circuito elétrico, a corrente de eletricidade será cortada automaticamente por um sistema de proteção de sobrecarga. Além de sistemas elétricos, outro tipo de proteção contra sobrecarga, às vezes chamado de proteção térmica, pode ser aproveitado com a finalidade de proteger sistemas de motores e dispositivos similares.

A maioria dos sistemas elétricos é projetada com um mecanismo de segurança, ou relé de sobrecarga, que detecta quando algo deu errado dentro do circuito, e corta automaticamente a energia elétrica, a fim de evitar riscos de incêndio ou outros problemas.

Um circuito elétrico é projetado para transportar determinada quantidade de energia, ou de tensão. O fluxo de energia, chamada de corrente, deve se dissipar por meio de um caminho de um ponto a outro sem impedimentos. Se essa corrente é interrompida, isso faz com que o que haja um curto-circuito. Se um sistema elétrico é projetado de forma adequada, a proteção contra sobrecarga entra em ação para parar o fluxo de energia até que a fonte da interrupção seja removida.

A interrupção de uma corrente elétrica pode ocorrer de dentro do próprio circuito. Por exemplo, se um aparelho como uma torradeira superaquece ou apresenta mau funcionamento, o sistema envia um aumento excessivo de energia através do circuito, que ultrapassa o nível para o qual o circuito é projetado para transportar. Este aumento será interpretado como uma interrupção na corrente e, muitas vezes, desencadeia a proteção contra sobrecarga. Fontes externas, tais como danos ocorridos por causa da queda de um galho de árvore em uma linha de energia, também podem interromper uma corrente elétrica e ativar a proteção de um circuito de sobrecarga.

tipo de proteção contra sobrecargaDependendo de onde ocorre um problema dentro do circuito, a energia pode ser cortada para uma seção isolada ou por todo o sistema elétrico. Usando o exemplo de um sistema residencial elétrico, um impulso elétrico causado por um raio pode afetar o disjuntor principal e cortar a energia da casa inteira. Da mesma forma, se uma árvore cair sobre uma linha de energia externa, o fornecimento de energia elétrica para um bairro inteiro poderia ser interrompido em detrimento da localização da interrupção.

Outro tipo de proteção contra sobrecarga, muitas vezes chamado de proteção térmica, é construído em certos dispositivos mecânicos, como motores ou motores. Neste caso, a proteção é projetada com o objetivo de evitar danos dentro de um motor ou outro dispositivo semelhante ao superaquecimento. Relés de sobrecarga dentro de um motor, ou outro dispositivo são concebidos para responder a temperaturas excessivas, a fim de evitar danos permanentes e permitir um período forçado de refrigeração.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica