Material retardante de vapor Um material retardante de vapor é um material especializado que restringe a circulação de vapor d'água para dentro ou para fora de uma estrutura. Elementos retardadores de vapor são muitas vezes referidos como barreiras de vapor, embora não existe nenhum tipo de material que possa ser usado para deter completamente o fluxo de vapores de água para o ambiente. Um retardador de vapor é aproveitado principalmente para evitar que uma quantidade excessiva de umidade se condense no interior das cavidades estruturais de um edifício quando o ar atinge a temperatura de ponto de orvalho.

O processo de condensação no interior desses espaços pode causar mofo ou bolor, e representa sérios riscos de saúde para os ocupantes do local. Suprimentos e isolantes retardadores de vapor são normalmente utilizados para controlar os níveis de umidade em paredes, tetos, pisos, espaços de rastreamento e porões.

Muitos tipos de retardadores de vapor começaram a ser usados na construção civil em 1920. Naquela época, os pesquisadores acreditavam que os vapores de água só poderiam passar por cavidades estruturais de uma forma linear. A fim de restringir o fluxo de umidade dentro e fora de uma estrutura, os construtores usavam materiais isolantes e menos permeáveis disponíveis para construir uma barreira de vapor.

Novas pesquisas na década de 1950 indicaram que a circulação do ar geralmente carrega mais umidade dentro e fora das estruturas de vapores de água. Com base nesta pesquisa, regulamentos de construção atuais exigem o uso de uma barreira de ar junto com um retardador de vapor para o controle da umidade adequada.

tipos de retardadores de vapor Em climas com menor nível de umidade durante o ano, um material retardante de vapor é geralmente aplicado na área externa de uma estrutura. Em climas mais úmidos, as paredes interiores de um edifício são já construídas com um material de barreira de vapor. Materiais flexíveis, tais como folha laminada, folha de metal, plástico e papel tratado são geralmente usados como um retardador de vapor no exterior de um edifício. Tintas de acabamento também são aplicadas como retardadores de vapor.

Retardadores de vapor podem ser instalados durante a construção ou adicionados a uma estrutura já existente a qualquer momento. Um retardador de vapor nunca deve ser aplicado tanto na parte interna quanto nas paredes externas de um edifício, no entanto. Quantidades controladas de umidade devem ser sempre permitidas a entrar e a sair da estrutura a fim de evitar que a condensação ocorra nas cavidades da parede.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais