Processo de purificação de águaO processo de purificação de água envolve uma série de métodos usados para deixar a água limpa, seja de fontes naturais de água ou de sistemas de drenagem. O sistema de purificação de água mais comum envolve a retirada da água de uma fonte constante, como um lago, ou sistema de esgoto, removendo mecanicamente todas as impurezas físicas. Após as impurezas serem removidas e os organismos prejudiciais presentes água serem extintos, a água torna-se segura para uso.

Geralmente, o primeiro passo de um processo de purificação da água é coletar a água da fonte. Isso geralmente significa que a água é bombeada diretamente para um tanque. Este é realmente um passo muito importante, uma vez que estes tanques de retenção permitem que a água para ficar livre de contato com organismos, facilitando que os materiais contidos no líquido sejam mantidos em suspensão para futura separação.

Uma vez separada a água de sua fonte, o método de purificação inicial pode começar. A primeira fase já começa no tanque. Enquanto a água está no tanque para ser processada, ela passa por uma série de etapas de preparação. Grandes objetos físicos, como paus, pedras e outros detritos, são removidos. Em seguida, o pH da água é ajustado dentro de uma faixa específica. Por último, carbonato de sódio é colocado na solução formada pela água e por sal para começar uma reação que resulta em carbonato de cálcio.

purificação da águaA maioria dos processos usa essa solução para desinfetar a água presente no meio ambiente. Enquanto a água se move do tanque de retenção para a área de purificação, micróbios nocivos na água são mortos. Cabe salientar os métodos à base de cloro eram comuns no passado, mas já são métodos menos utilizados hoje em dia. As técnicas de purificação de água mais comuns e modernas incluem peróxido de hidrogênio, ozônio e luz ultravioleta.

O método de purificação de água real começa com floculação. Partículas muito pequenas são adicionadas à água; estas partículas variam de acordo com a fonte da água. Estas partículas são naturalmente atraídas uma pela outra e por muitas impurezas comuns a elas. As partículas começam a se combinar com o material na água até que eles formem pequenos agrupamentos de impurezas. A água então entra em um tanque onde esses agrupamentos de impurezas se depositam no fundo do tanque.

Depois de se instalar, A técnica de purificação de água se transforma na filtragem ativa. Após filtração está completa, a água é limpa para uso humano ou é enviada de volta às lagoas, onde se evapora de volta para o sistema de água local.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente