Vantagens e desvantagens da terceirizaçãoUma área à qual as maiores e melhores empresas do mundo atribuem seu sucesso é a terceirização de sua logística e a delegação de atividades da cadeia de suprimentos / operações para fornecedor terceirizado (3PL, ou third-party logistics).

Com a crescente concorrência na economia de hoje, muitas empresas em todo o mundo estão se voltando para a terceirização da logística como uma forma de aumentar a rentabilidade e ganhar vantagem competitiva sustentável. Empresas de terceirização oferecem serviços que permitem que as empresas terceirizem parte de sua rotina e as funções de logística da cadeia de suprimentos. Mas e quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar serviços?

O crescimento das empresas de terceirização tem sido impulsionado pela necessidade de as organizações se tornarem mais enxutas, reduzir custos e focar nas competências essenciais. Muitas organizações estão cada vez mais fazendo a identificação das funções não-essenciais dentro da organização e terceirizando essas partes, para aumentar a flexibilidade e eficiência operacional e melhorar os níveis de serviço ao cliente.

Como resposta às necessidades globais de outsourcing, as empresas de terceirização oferecem desde os serviços básicos, como armazenagem e logística, até serviços mais abrangentes. Há uma tendência crescente para as empresas terceirizadas expandirem suas redes globais e diversificarem a oferta de vários serviços, a fim de atender as necessidades de seus clientes.

Em muitos casos, serviços prestados por empresas terceirizadas melhoram a produtividade e reduzem significativamente os custos. É por isso que 60% das empresas da Fortune 500 têm relações terceirizadas de logística.

Vantagens e desvantagens da terceirizaçãoA terceirização da cadeia de abastecimento é um grande passo. Se a sua empresa sempre conseguiu sua própria logística, terceirizar pela primeira vez pode ser assustador. Mas, se você encontrar o parceiro que funciona para você, sua empresa irá se beneficiar da logística terceirizada criando uma melhor cadeia de desempenho e permitindo que sua empresa se concentre no que faz melhor.

Antes de qualquer organização embarcar no processo de seleção de uma terceirizada é necessário cuidar de certos riscos, a fim de tornar os benefícios da terceirização uma realidade. Os riscos potenciais associados com a terceirização são:

  • Encontrar e atrair parceiros de qualidade adequada
  • Redução (downsizing) de operações, criando capacidade extra
  • Deterioração da qualidade de serviço
  • Diferenças culturais entre a empresa contratante e a contratada
  • Dependência dos terceirizados de sistemas de TI
  • Aumento dos salários

Muitas vezes, o resultado de acordos de subcontratação de uma terceirizada depende de como o contrato original é estruturado, como a relação cliente / fornecedor é gerida e como os resultados finais são medidos. Quando implementada corretamente, a terceirização pode trazer enormes benefícios e provar ser uma situação em que todos ganham, tanto o cliente quanto o contratante.

Entre os benefícios de uma relação de terceirização bem-sucedida são:

  • Redução de custos
  • Nível de serviço melhorado
  • Possibilidade de novos serviços oferecidos
  • Flexibilidade estratégica
  • Maior foco na competência central da empresa
  • Continuidade dos negócios
  • Melhores níveis de serviço ao cliente

Os benefícios da terceirização podem ser alcançados em sua totalidade quando se põe de lado os temores sobre a perda de controle, visibilidade, competência interna e de dependência excessiva da terceirizada.

Investir tempo e verba no projeto e na implantação de um projeto de terceirização, analisando os benefícios e riscos, ajudará a empresa a sentir as recompensas de trabalhar em estreita colaboração com um fornecedor externo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística