Como funciona uma usina termelétricaA usina termelétrica usa vapor para girar turbinas, que por sua vez alimentam os geradores elétricos. A maioria das plantas de geração de energia deste tipo usa a energia térmica para operar. A usina termelétrica é geralmente definida pelo tipo de combustível utilizado para aquecer a água e gerar vapor. Carvão, petróleo e os elementos solar e nuclear podem ser usados para criar o vapor necessário ao funcionamento de uma usina termelétrica.

Muitas usinas térmicas, ou termelétricas, operam usando o que é conhecido como um ciclo Rankine. A água é aquecida por combustível, como carvão ou energia nuclear, até que se torne vapor. O vapor é transferido através de uma série de câmaras que o tornam mais condensado, mais quente e potente. O vapor atinge as turbinas e começa a girá-las, então, o vapor é novamente transferido através de uma área de armazenamento de resfriamento onde ele pode voltar ao formato de água. A água é reutilizada para criar o vapor, completando o ciclo.

Um tipo de usina térmica que emite a etapa de aquecimento é uma usina geotérmica. Esta planta de geração de energia faz uso de vapor e água fervente, que naturalmente se eleva da terra na forma de gêiseres e fontes termais. Fontes geotérmicas podem ser um pouco limitadas devido à sua presença somente em certos lugares, como em placas tectônicas. No entanto, as plantas geotérmicas usam menos energia do que muitas outras variedades, tornando-se mais eficiente em termos de custo e tempo de captação.

Uma das principais preocupações com uma usina térmica é o combustível usado para gerar vapor de água. Fontes de combustível comuns incluem carvão e outros combustíveis fósseis, que têm apresentam vários problemas de cunho ambiental. Além da diminuição dos recursos disponíveis, os combustíveis fósseis são geralmente muito poluentes e muitos cientistas acreditam que sejam importantes fatores de contribuição para o aquecimento global. Fontes nucleares são muito mais limpas, mas muitos temem a possibilidade de um vazamento nocivo, contaminando áreas vizinhas.

usina termelétricaCentrais térmicas solares têm a vantagem de não serem poluentes, especialmente porque utilizam um recurso totalmente renovável: a luz solar. Com o uso de painéis solares para absorver sol, além de lentes e espelhos, é possível concentrar o calor e ativar um gerador de vapor. Esta tecnologia está em desenvolvimento desde o início do século 21, mas a eficiência e as variáveis de deslocamento do Sol continuam a criar problemas na construção de uma planta de energia solar térmica de grande capacidade.

Uma usina termelétrica é uma ferramenta poderosa na vida cotidiana do planeta; muitas regiões recebem a maior parte do seu abastecimento de energia proveniente das usinas térmicas. Especialistas dizem que a tecnologia exige avanços e aperfeiçoamentos para atender às necessidades crescentes de energia. Além disso, a pressão para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e criar fontes de energia de baixa poluição requer novas ideias, planos e experimentação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia