Retificador de potênciaUm retificador de potência é um dispositivo usado para transformar corrente alternada (AC) em corrente direta (DC). Um equipamento retificador de corrente é o oposto de um inversor de energia, que transforma energia DC em energia AC. Muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, tais como laptops, televisores e sistemas de videogame, usam retificadores de energia para criar energia utilizável.

A corrente AC pode ser transferida através de fios com perdas mínimas; a energia que vai desde a empresa de energia elétrica até às casa é de corrente alternada. O problema é que a maioria dos pequenos aparelhos domésticos não utiliza a corrente DC. Um retificador de alimentação deve ser usado para permitir que esses dispositivos sejam acionados quando conectados a uma tomada comum.

Um retificador de potência pode ser tão simples como um diodo único. Um diodo é um componente de vidro pequeno e com um fio que conduz a eletricidade em uma única direção. O diodo só pode atuar como um retificador, bloqueando tanto a corrente alternada positiva quanto negativa.

Um dispositivo retificador de energia que utiliza um diodo único executa uma meia retificação de onda. Isso significa que apenas metade da onda atinge a saída. É um equipamento barato e fácil de usar e instalar, mas também é muito ineficiente.

Mas a eficiência pode ser aumentada usando-se vários diodos. Um modelo de retificador de energia de onda completa converte o sinal AC inteiro em CC. Este método requer quatro diodos em uma formação chamada de ponte de diodo.

dispositivo retificador de potênciaUm retificador de onda completa semelhante ao da ponte de diodo pode ser feito usando um transformador e dois diodos. O transformador deve ter um centro de enrolamento secundário. Isto significa que uma conexão é feita no meio do caminho ao longo do transformador. Este é mais eficiente que o diodo único, mas mais caro do que o método de ponte de diodo. Outras formas de retificadores existem, mas estes são os mais comumente usados.

O principal problema de qualquer retificador é a alimentação de correntes AC altas e baixas. As correntes DC a partir deste tipo de alimentação não têm uma tensão constante. Isto pode causar complicações com equipamentos elétricos.

Para produzir um sinal DC constante, o retificador de alimentação deve ser conjugado com algum tipo de circuito de alisamento ou filtro. A mais simples delas é um capacitor reservatório colocado na saída do retificador de potência. Quanto maior o capacitor, mais a ondulação será suavizada. A desvantagem é que um grande capacitor irá criar correntes de pico mais alto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos