Funcionamento de um sincronoscópioUm sincronoscópio é um instrumento utilizado para estabelecer o ângulo de fase e sincronização de frequência entre fontes de corrente alternada (AC) de energia. Esta é uma medida de segurança crítica, quando as redes de alimentação AC ou saídas do gerador são compartilhadas. Os modelos de sincronoscópios estão disponíveis em dois formatos básicos: eletromecânicos e eletrônicos. Os tipos de sincronoscópios eletromecânicos utilizam um conjunto de enrolamentos estáticos e um rotor para dar uma indicação do tipo de discagem. Já os sincronoscópios eletrônicos usam um microprocessador para calcular e indicar o status de entrada através de um diodo emissor de digital ou luz (LED).

A tensão de uma fonte de alimentação de corrente alternada consiste em uma forma de onda senoidal suave, alternando entre valores de pico positivo e negativo. Os valores de pico são conhecidos como a amplitude da oferta, o número de vezes que o ciclo ocorre por segundo é conhecido como frequência. Quando duas fontes de alimentação AC de amplitude ou de tensão similar são comparadas, elas são consideradas "em fase", quando ambas atingem os pontos positivos e negativos de pico ao mesmo tempo. Ao combinar fontes de alimentação AC, é de fundamental importância garantir que as duas fontes sejam de mesma tensão, frequência e em fase perfeita uma com a outra. Conectar fontes AC quando não estão equilibradas pode levar a graves danos à rede.

A tensão de fornecimento de energia AC é geralmente bastante estável e fácil para indicar com base na instrumentação convencional. O ângulo de fase e a relação de frequência entre suprimentos, no entanto, raramente é equilibrada sem alguns ajustes. Quando os suprimentos geradores ou redes são combinados, um sincronoscópio indica quaisquer diferenças entre os dois. Se houver discrepâncias, as velocidades do gerador podem ser ajustadas até o sincronoscópio indicar um equilíbrio perfeito. Nesse ponto, as fontes podem ser seguramente combinadas.

sincronoscópioExistem dois tipos básicos de sincronoscópio. A primeira é o tipo eletromecânico que indica fase e relações de frequência com um ponteiro e um relógio comparador. Este instrumento é semelhante em construção como a de um motor elétrico. Tem um conjunto de enrolamentos do estator estático em oposição a 90 graus, uma bobina de polarização, e um elemento de rotor que impulsiona a agulha indicadora. Uma fonte é conectada aos enrolamentos do estator e outro se liga na bobina de polarização. Se a fase e a frequência das duas fontes variam, o eixo irá girar e dar uma indicação da diferença.

O segundo tipo de instrumento é o sincronoscópio eletrônico. Este tipo de instrumento de controle utiliza um microprocessador projetado para retirar amostra e comparar duas fontes de alimentação AC, em termos de fase e características de frequência. Quaisquer diferenças entre os dois são, então, calculadas e indicadas no display de cristal ou uma câmera digital líquido (LCD) ou por meio de LEDs.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação