Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Tipos de dutos de gás natural

Os dutos de gás natural são geralmente subterrâneos e possuem marcações para avisar da existência dos tubos abaixo da terra, por razões de segurança para empresas e clientes

Mais notícias relacionadas a petróleo & gás:

O que faz um corretor de petróleo
Assim como outros negociadores de títulos, um corretor de petróleo é pago por comissão


O que é um dessalinizador
Processo de dessanilização é geralmente a primeira etapa da cadeia do petróleo.


Total quer obter licença de exploração de gás e petróleo na Tanzânia
A Tanzânia planeja criar um fundo soberano que vai usar a crescente receita de óleo ...


Tipos de dutos de gás naturalO gás natural viaja do poço ao consumidor final por meio de uma série de dutos. Esses dutos - incluindo linhas de fluxo, linhas de coleta, linhas de transmissão, linhas de distribuição e linhas de serviços – transportam o gás a taxas variáveis de pressão. Existem vários tipos de dutos de gás natural.

Os dutos de gás natural são geralmente subterrâneos e possuem marcações para avisar da existência dos tubos abaixo da terra, por razões de segurança.

Dutos são geralmente a maneira mais econômica para o transporte de grandes quantidades de petróleo e gás sobre a terra. Em comparação com o transporte por ferrovia , eles têm menor custo por unidade e maior capacidade.

Apesar de os dutos poderem ser construídos sob o mar, esse pTipos de dutos de gás naturalrocesso é caro e tecnicamente difícil, por isso a maioria do óleo no mar é transportada por navios.

O movimento eficiente e eficaz de gás natural a partir de regiões produtoras para as regiões de consumo exige um sistema de transporte extenso e elaborado. Em muitos casos, o gás natural produzido a partir de um poço particular terá de viajar uma grande distância para chegar ao seu ponto de uso.

O sistema de transporte para o gás natural é constituído por uma complexa rede de dutos, projetada de forma rápida e eficiente de transporte de gás natural desde sua origem, para as áreas de alta demanda de gás natural. Transporte de gás natural está intimamente ligado ao seu armazenamento: se o gás natural não for transportado imediatamente necessário, ele pode ser colocado em armazenamento em instalações para quando for entrar em uso.

Quanto maior a pressão de gás em uma tubulação, maior o perigo em potencial em caso de um acidente com o gasoduto.

Veja os tipos de duto de gás natural existentes

linhas de fluxo ou flowlines
sistema de coleta ou gathering lines
dutos de transmissão
dutos de distribuição
dutos de serviço

Linhas de fluxo ou flowlines

Flowlines ou linhas de fluxo são tubos relativamente estreitos que transportam o gás natural indoro a uma pressão de aproximadamente 250 psi (libras por polegada quadrada). Geralmente, as flowlines estão enterradas a 1,2 metros do solo.

Sua finalidade é conectar a um único poço a um campo produtor de gás natural. Flowlines movimentam gás natural do início do poço para os tanques de armazenamento nas proximidades, estações de compressão, transmissão ou estações de processamento complementares.

Flowlines podem sofrer corrosão, especialmente se eles estão carregando gás líquido. Flowlines também são propensas a vazamento de metano. De acordo com órgãos de segurança de petróleo e gás, "vazamento de metano a partir de linhas de fluxo é uma das maiores fontes de emissões no setor de gás”.

Sistema de coleta ou gathering lines

Os sistemas de coleta reúnem gás a partir de múltiplas linhas de fluxo e leva o produto para pontos centralizados, tais como instalações de processamento, tanques ou diques marítimos.

As linhas de coleta são tubos de aço de médio porte (geralmente com menos de 18 polegadas de diâmetro) que transportam o gás inodoro a uma pressão de aproximadamente 715 psi Normalmente, as linhas de recolhimento estão enterrados a 1,2 metros da terra.

Esse sistema transporta um produto corrosivo, que pode afetar a integridade de dutos dentro de poucos anos.

Dutos de transmissão

Os dutos de transmissão levam gás natural através de longas distâncias e, ocasionalmente, através de fronteiras interestaduais, normalmente de e para compressores ou a um centro de distribuição ou instalação de armazenamento.

As linhas de transmissão são tubos de aço de grande porte (geralmente 2 a 42 polegadas de diâmetro; na maioria das vezes, têm mais de 10 polegadas de diâmetro) que são regulados pelo governo federal de cada país. Eles carregam gás a uma pressão de aproximadamente 200 a 1.200 psi.

Dutos de transmissão podem falhar devido a falhas de emenda, corrosão, insuficiência de materiais ou por defeito de soldagem.

Dutos de distribuição

Os dutos de distribuição, também conhecidos como "rede", são a etapa intermediária entre as linhas de alta pressão e serviços de baixa pressão. Condutas de distribuição operam em uma pressão intermediária.

São feitos de tubos de pequeno e médio porte (2 a 24 polegadas de diâmetro) que são regulados pelo governo federal e transportam gás odorizado em níveis de pressão diferentes, de apenas 0,3 até 200 psi. Dutos de distribuição tipicamente operam abaixo de sua capacidade de carga e são feitos de uma variedade de materiais, incluindo aço, ferro fundido, plástico e, às vezes, cobre.

Dutos de serviço

Dutos de serviço conectam-se a um medidor que fornece gás natural para clientes individuais. São tubos estreitos (geralmente menos de 2 polegadas de diâmetro) que transportam gás odorizado a baixas pressões, como a 6 psi.

Dutos de serviço são normalmente feitos de aço, plástico, ou cobre.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a petróleo & gás:

Acúmulo de gás foi causa de explosão no México

As autoridades mexicanas disseram que um acúmulo de gás levou à explosão na semana passada, que matou 37 pessoas na sede da Petróleos Mexicanos. Esta é a explica ...
Irã será exportador de gasolina no próximo ano, diz Qasemi

O Irã planeja se tornar uma das maiores nações exportadoras de gasolina dentro de meses, apesar das sanções contra o país, disse o ministro do Petróleo ...
Lucros da Exxon sobe nos EUA

A Exxon Mobil Corp, a maior empresa do mundo de energia em valor de mercado, disse que o lucro do quarto trimestre teve a maior alta dos últimos cinco anos ...
Características de matéria volátil

Matéria volátil é qualquer substância que tenha uma tendência para vaporizar dadas as condições adequadas. A volatilidade da substância é medida pela sua pressão de ...
Como é feito o armazenamento de GNL

Quando o GNL (Gás Natural Liquefeito) é recebido na maioria dos terminais, é transferido para os tanques de armazenamento isolados, que são construídos especificamente para segurar o GNL. Estes ...
Noções básicas sobre Gás Natural Liquefeito (GNL)

O Gás Natural Liquefeito, ou de GNL, é o gás natural em sua forma líquida. Quando o produto gasoso natural é resfriado a menos 259 graus Fahrenheit (ou -161 ...
Extração de óleo

Os trabalhadores da indústria de petróleo e gás, incluindo engenheiros e geólogos que encontrar petróleo bruto e gás natural, supervisores da obra que supervisionam ...

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google