Equipamentos para tratamento de águas residuaisOs equipamentos para tratamento de águas residuais foram projetados para filtrar partículas pequenas ou grandes contidas na água que deve ser tratada, com o objetivo geral de purificar o líquido. A fim de fazer isso, muitos modelos de equipamentos são necessários, incluindo outras peças como telas de coleta de detritos, vários tipos de tanques de sedimentação e um digestor. A água precisa passar por, pelo menos, algumas dessas peças de equipamento de tratamento de águas residuais antes de ser liberada no ambiente, ou antes de ser reutilizada para outras finalidades.

A primeira peça de equipamento de tratamento de águas residuais que a água vai entrar em contato com a tela ou grade. Este equipamento é projetado para, especificamente, remover grandes detritos e objetos da água que passa pelo sistema de purificação. Este equipamento é uma solução simples e de baixa tecnologia e que ajuda a retirar esses detritos sólidos, que podem ser removidos manualmente ou são encaminhados para outro sistema que irá automaticamente eliminá-los.

Depois de passar pela tela, a próxima etapa do tratamento de águas residuais envolve o uso de um tanque de decantação. Dependendo da instalação, pode haver vários conjuntos destes tanques. Este equipamento é responsável por ajudar quaisquer outros sólidos presentes na água a se depositarem no fundo o tanque. A graxa e o óleo flutuam para cima. No meio, permanece a água relativamente limpa. Este equipamento completa o tratamento primário da água.

O tratamento secundário envolve outros equipamentos de tratamento de esgoto conhecidos como o tanque de aeração e digestor. O processo de aeração é responsável pela colocação de oxigênio e de microorganismos na água, que são responsáveis por consumir qualquer partícula deixada na água que seja orgânica. Este equipamento é o principal responsável para a purificação, garantindo que as bactérias nocivas sejam removidas da água antes de seguir a próxima etapa da purificação do líquido. Este processo também é conhecido como tratamento biológico de águas residuais.

equipamentos de tratamento de esgotoA maior parte da água é então transportada para a fase final do processo, onde o equipamento de tratamento de esgoto como um clorador (equipamento que lança cloro na água) é responsável por exterminar qualquer outro tipo ou microorganismo que possa ter sobrevivido até aquele ponto. A água é então liberada através de um tubo de efluentes, diretamente para um corpo de água. A cloração deve ser suficiente para matar outros organismos na água tratada, no entanto, o cloro precisa ser diluído até o ponto em que não prejudique o meio ambiente.

Estas peças representam os dispositivos principais de um sistema completo de equipamentos de tratamento de esgoto, dispositivos estes que são extremamente necessários para a boa execução do trabalho. Oleodutos, computadores e equipamentos de teste são primordiais para monitorar o processo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos